Na última quinta-feira (1º), o jogo entre Flamengo e Botafogo-PB, no Estádio Castelão, também foi marcado por acessibilidade e inclusão. Com vouchers para uso em aplicativo de transporte, disponibilizados pelo Governo do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), usuários do Programa Travessia — pessoas com deficiência e seus familiares — puderam se deslocar gratuitamente até o estádio e acompanhar a partida com conforto, segurança e autonomia.
Além do transporte, os participantes tiveram acesso ao camarote de acessibilidade da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) e, para alguns, até a oportunidade de estar em campo ao lado dos jogadores.
Entre os beneficiados, estava a paratleta apoiada pela MOB, Géssica Luany, que teve a oportunidade de cantar o hino nacional no gramado do Castelão junto com os jogadores. “Sou fã do Flamengo, eles me inspiram muito. Também sou paratleta, e ver meu time de perto é uma emoção muito grande. Isso aconteceu graças ao Programa Travessia, que me trouxe até aqui. Estou muito feliz e grata pela experiência que tive com o voucher e aqui no estádio”, relatou.
O transporte foi oferecido pela MOB, em parceria com a Maranhão Parcerias (Mapa), por meio de vouchers com créditos para uso em aplicativo de transporte. A iniciativa garantiu que pessoas com deficiência cadastradas no Programa Travessia pudessem se deslocar com mais praticidade e autonomia.
Para a paratleta Mayres Vitória, também apoiada pela MOB, a experiência com os vouchers foi positiva. “É muito legal a MOB dar esses vouchers para a gente. Achei prático e eliminou a nossa preocupação com o trajeto”, destacou.
Os vouchers ampliam o alcance do Programa Travessia, que já conta com uma frota de vans adaptadas em 46 cidades do Maranhão e atende mais de 16 mil inscritos. Para o presidente da MOB, Adriano Sarney, a iniciativa reforça o compromisso do Governo com uma mobilidade mais acessível. “A MOB já atua com vans adaptadas e, agora, com os vouchers, oferecemos ainda mais liberdade, autonomia e praticidade aos usuários. Estar no estádio, torcer, viver momentos como esse é algo que também precisa ser acessível. E é isso que estamos construindo com o apoio do governador Carlos Brandão: um Maranhão mais inclusivo”, afirmou.
A iniciativa também teve impacto nas famílias dos usuários. Fernanda Melo, mãe de Abraão Melo, usuário do Travessia, reforçou o quanto o serviço faz diferença no dia a dia deles: “Se não fosse a MOB proporcionando esses vouchers, nós não estaríamos aqui hoje. Meu filho é muito flamenguista, e ver os ídolos de perto, se divertir, foi emocionante. E não é só pra ele — essa ação alcança toda a família. Vai além de um jogo: representa acesso, lazer, inspiração, esporte... Para nós, isso faz a diferença.”
A experiência no Castelão evidenciou o compromisso do Governo do Maranhão em assegurar que a mobilidade seja também um instrumento de inclusão, capaz de garantir dignidade, autonomia e participação em todos os espaços.