A população de Cruzeiro do Sul poderá conhecer, nesta sexta-feira, 2, e sábado, 3, no Teatro dos Náuas, a musicalidade das cantoras Kelen Mendes, com o espetáculo Ancestralidade, e Mara Mattero, com o show Negro Encanto, a partir das 19h30, com entrada gratuita.
O Festival Afro Amazônida é uma realização do Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), Ministério da Cultura (Minc), com produção da Cultura MOA Produções Artísticas, apoio do Conselho de Mulheres Empreendedoras Culturais (CMEC) e do governo do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM).
As artistas já apresentaram os shows individuais em Rio Branco e decidiram unir as produções e enfrentar os desafios da logística “colocando o pé na estrada” para alcançar o público do Juruá, levando nas letras e nos ritmos a força e a arte de mulheres negras, que falam sobre suas dores e sonhos.
A experiente Kelen Mendes, com mais de duas décadas de trajetória musical, compartilha sua bagagem sonora com a estreante nos palcos Mara Mattero, que demonstra grande satisfação em mostrar canções que também revelam suas vivências.
Para Kelen, sair em caravana pela BR-364 é um grande desafio, lembrando que isso foi possível graças às leis de incentivo e do apoio do governo do Estado, que tem conseguido, por meio da FEM, impulsionar a cultura e arte em todos os municípios.
“Estamos muito felizes em poder levar nossos shows para o Teatro dos Náuas. Também faremos um intercâmbio com os músicos de Cruzeiro do Sul para celebrar a música autoral, que vai do samba ao rock, da blackmusic ao regional. Na estreia do Festival, dia 2, teremos uma roda de conversa, para que artistas e comunidade possam fazer perguntas e trocar experiências”, explica.
Para Mara Mattero será uma honra apresentar suas composições em Cruzeiro do Sul. “Negro Encanto é um show que dialoga com nossa ancestralidade, com a vida, a esperança, a fé, e tudo mais que carregamos em nosso ser, cujo coração faz pulsar, conectar e acessar. Tenho certeza que viveremos uma noite linda. Esse festival, idealizado por Kellen, é uma oportunidade maravilhosa de uma troca cultural necessária. Artistas unidos sempre serão mais fortes”, enfatiza.
Dos dois espetáculos participam os músicos de Rio Branco Gabriel Brito (percussão), Rairá Mendes (baixo), Jeferson Dias (guitarra) e Jehnny Lima (backing vocal). A cenografia é assinada por Gessiane Gisele e Paula Alab. De Cruzeiro do Sul, participam os professores do Conservatório de Música Agnaldo Rodrigues, Luciano Bass e Jeferson Dias.
Pré-show de Fiama Natacha e na sequência o show Negro Encanto, com Mara Mattero
Pré-show com Manoelzinho do Acre e na sequência o show Ancestralidade, com Kelen Mendes
Onde – Teatro dos Náuas
Horário – 19h30
Entrada – gratuita
The post Com apoio do governo do Acre, Cruzeiro do Sul recebe Black Festival Afro Amazônida appeared first on Noticias do Acre .