A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social Trabalho e Habitação (SEMASTH) e o Centro de Costura “Dona Cota”, realizou nesta terça-feira (29) as inscrições para os cursos de Corte e Costura (iniciante), Artesanato e Produção de Acessórios Bovinos com o objetivo de promover capacitação profissional, geração de renda e incentivo ao empreendedorismo local.
As inscrições atraíram dezenas de mulheres, esgotando as 90 vagas disponíveis. As aulas iniciam no dia 12 de maio, segundo informou a coordenadora do Centro “Dona Cota”, Lene Monteiro.
Buscando mais conhecimento, Suelen dos Reis, moradora do bairro Itaúna I, chegou cedo e conseguiu uma vaga para o curso de Corte e Costura. Ela acredita que o curso vai agregar, futuramente, na sua renda e melhorar a qualidade de vida de sua família. “Não sei costurar, mas vejo nesse curso uma renda rápida. Vou me esforçar para aprender”, disse ansiosa.
No período do Festival aumenta a demanda por costureiras que podem auxiliar nos trabalhos dos bumbás e na customização para os eventos bovinos. Alessandra Cardoso, veio da área suburbana do Pararanema para se inscrever no curso de Artesanato. “Já faço algumas peças. É a oportunidade de aperfeiçoar e conhecer algo novo. Fiquei feliz, porque consegui a vaga”, declarou.
Voltado especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social, os cursos oferecem conhecimentos práticos e técnicas fundamentais para a criação de peças artesanais e costura profissional. O Centro Dona Cota fica localizado na Avenida Nações Unidas, Centro de Parintins.
-------
Texto: Josene Araújo – SEMASTH/SECOM
Fotos: Eder Repolho – SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)