Estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Rede Estadual de Ensino foram vice-campeões em competição internacional nos Estados Unidos e conquistaram o 2º lugar na modalidade Dança Artística RoboCupJunior Super-Regional Américas 2025, realizada de 25 a 29 de abril na Mercersburg Academy, na Pensilvânia (EUA).
Como reconhecimento pela conquista, os estudantes receberam certificados. A equipe paraibana intitulada como Bumblebee, é composta por dois mentores do Projeto Limite do Visível da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) em parceria com a UEPB e sete alunos da ECIT Pedro Anísio, em João Pessoa.
Foi a única equipe representante de instituição pública brasileira no torneio. O destaque veio com uma apresentação lúdica inspirada na música "Sugar" (Maroon 5), que simulou um casamento entre robôs, com direito a festa e interação com o público.
A participação dos estudantes contou com o apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secties, que investe em ações de fomento à ciência e tecnologia, incentivando o protagonismo juvenil em áreas estratégicas como a robótica, a inovação e a educação científica, além de promover oportunidades internacionais para jovens talentos do estado.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado, celebrou o resultado e destacou o impacto do apoio do Governo.
“Esta vitória é um reflexo do investimento em políticas públicas que estimulam o talento e a criatividade dos nossos jovens. A Paraíba está formando não apenas técnicos, mas protagonistas globais em ciência e tecnologia. A equipe ‘Bumblebee’ mostrou que, com oportunidades, nossos estudantes competem em pé de igualdade com os melhores do mundo. É um orgulho ver a educação pública paraibana sendo reconhecida internacionalmente”, comemorou o secretário.
Fagner Ribeiro representante da OBR na Paraíba acompanhou de perto a equipe e destacou o empenho e esforço dos nossos estudantes, “É uma honra representar não só o nosso Estado como também o Brasil nesse evento internacional, esse intercâmbio muda a vida dos alunos e incentiva a seguirem novos caminhos!”.
Para o estudante da UEPB, Carlos Eduardo dos Santos Ferreira, a experiência foi uma oportunidade única de aprendizado. “Participar da Robocup da América foi uma experiência muito grande e rica. Interagir com equipes de diversos países e compartilhar conhecimento foi uma das partes mais valiosas. Com muito esforço, conseguimos conquistar o prêmio de segunda melhor equipe de toda a América. Sou imensamente grato por essa oportunidade, que me proporcionou crescimento técnico e reforçou a importância do trabalho em equipe e que deixará uma marca significativa na minha trajetória acadêmica e profissional”, destacou.
O professor Heronides Laurentino, da ECIT Pedro Anísio, destacou o significado da conquista. “Esses resultados mostram que o investimento contínuo em educação tecnológica traz grandes impactos. Em menos de um ano, já somos destaque internacional. Com esse fomento, podemos elevar ainda mais a Paraíba e o Brasil nessas competições”. Ele acrescentou: “A RoboCup reuniu equipes de China, Índia, Canadá, México, Croácia e Alemanha, e provamos que a Paraíba está no mesmo patamar tecnológico, com potencial para ir ainda mais longe”, observou.
Sobre o evento -O evento internacional reuniu equipes de toda a América e, pela primeira vez, integrou o Evento Regional dos EUA com a Super-Regional das Américas, abrangendo diversas ligas e níveis de habilidade. A competição reforçou o caráter inclusivo e inovador da robótica educacional e consolidou o protagonismo da Paraíba no cenário internacional.