Com apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Comunidade Taboca, no município de Novo Acordo, viveu um final de semana de união e importantes avanços em ações de preservação e desenvolvimento sustentável. No sábado, 26, moradores, brigadistas do Instituto e autoridades locais participaram de uma missa na propriedade de dona Irani Barreira, seguida de um almoço comunitário e discussões sobre a pactuação do calendário do Manejo Integrado do Fogo (MIF), estruturação do turismo e descarte adequado de resíduos sólidos.
Em um gesto simbólico em memória do Papa Francisco, de renovação e compromisso com a natureza, os brigadistas e o padre Evandro Gonçalves, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, realizaram o plantio de uma muda de mirindiba, árvore típica da região.
Na sexta-feira, 25, a equipe da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão realizou a manutenção periódica das trilhas que dão acesso aos atrativos turísticos na região da Taboca e Cachoeira da Velha, ação que reforça o compromisso com a conservação ambiental e o turismo sustentável.
Para a supervisora da APA do Jalapão, Rejane Nunes, o envolvimento da comunidade é essencial para o sucesso das ações de manejo e conservação, ao destacar que este encontro comunitário ocorre pela quinta vez consecutiva. “A Taboca mostra, mais uma vez, que quando trabalhamos juntos, conseguimos proteger nossa biodiversidade de fauna e flora e fortalecer o turismo de forma sustentável”, pontuou a supervisora do órgão ambiental.
Dona Irani, anfitriã do encontro, demonstrou sua satisfação em receber sua comunidade local e de fé. “Receber todos aqui em casa foi uma grande alegria. É bonito ver a comunidade reunida, cuidando da nossa terra e das nossas tradições. Cada um faz a sua parte e juntos fazemos a diferença", finalizou.
As atividades foram concluídas nesse domingo, 27, com o início das queimas controladas do MIF, estratégia que visa a prevenção de incêndios descontrolados e a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas locais.