A inauguração da unidade do LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) em Teresina, no início de abril, trouxe novas perspectivas de negócios para diversos segmentos do mercado piauiense. Voltada à captação de investimentos, a iniciativa tem movimentado o setor empresarial local e atraído olhares de investidores nacionais e internacionais.
De acordo com Felipe Arraes, presidente do LIDE Piauí, a sede da entidade já está em pleno funcionamento, recebendo seus afiliados. “Nosso objetivo é integrar empresários de médio e grande porte do estado, destacando as oportunidades e potencialidades do Piauí, além de atrair novos investimentos para a região”, destacou.
Felipe também enfatizou a importância da união do empresariado local. “Muitos empresários ainda tentam crescer de forma isolada, mas depois percebem que, em grupo, o crescimento acontece de forma mais acelerada. Já contamos com representantes setoriais nas áreas de tecnologia e inovação, saúde, indústria e justiça. Em breve, lançaremos núcleos voltados para o comércio, energias renováveis — com ênfase no hidrogênio verde — e mineração, setores estratégicos para o futuro do estado.”
Bruno Agrelio, representante do LIDE Tecnologia e Inovação, reforçou o compromisso do governo estadual com o avanço tecnológico. “O governador Rafael Fonteles sempre defendeu que o desenvolvimento passa pela educação e tecnologia, áreas nas quais tem investido fortemente. O papel do LIDE, agora, é atrair grandes empresários do setor tecnológico de todo o país para se conectarem ao ecossistema de inovação em construção no Piauí. Desde o ensino médio, com formação técnica e introdução à inteligência artificial, até os investimentos feitos por meio do Hub de Inovação da Investe Piauí, estamos criando uma base sólida para o crescimento”, afirmou.
Já o presidente do Conselho Deliberativo do LIDE, Vitor Hugo, destacou que a organização atua como ponte entre lideranças empresariais e novas oportunidades econômicas. “Temos visto um aumento significativo no número de investidores de fora interessados no Piauí, e é essencial que eles sejam bem acolhidos e tenham acesso ao empresariado local. O LIDE cumpre esse papel, promovendo conexões que impulsionam a geração de negócios e investimentos no estado.”
Vitor Hugo também ressaltou que o desenvolvimento econômico envolve ações integradas em diversas frentes, lideradas pela gestão estadual. “O Piauí tem investido fortemente na qualificação da mão de obra, com escolas de tempo integral, parques empresariais, melhorias na logística e digitalização do ambiente de negócios — fatores que tornam o estado cada vez mais atrativo para novos empreendimentos.”
Ele destacou ainda que essas ações fazem parte do plano de governo de Rafael Fonteles, tendo a Investe Piauí como principal porta de entrada para investidores, com escritórios internacionais e sede em São Paulo.
A unidade do LIDE em Teresina é a 23ª no Brasil e está localizada na Rua Antônio de Castro Franco, 832, bairro de Fátima, sala 1, no 1º andar.