Em um evento marcado pelo compartilhamento de experiências voltadas para humanização, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) recebeu representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) e profissionais de outros hospitais da região metropolitana de Belém.
Diversos projetos desenvolvidos na unidade, voltados para o bem-estar de pacientes, acompanhantes e colaboradores foram apresentados no encontro realizado na quinta-feira, 24.
“Esse é um momento muito importante para o hospital, seus usuários e colaboradores também. Devemos fazer a humanização na prática, no dia a dia, com pequenas e grandes ações. Sabemos dessa missão, reconhecemos e, por isso, levamos com muito rigor aqui dentro do Metropolitano”, diz o médico e diretor técnico da unidade, Augusto César Passanezi.
Entre as ações destacadas está a implementação do Projeto de Saúde Mental “Cuidando de Quem Cuida”, em atendimento à atualização da Norma Regulamentadora 01, que impõe às empresas a obrigação de identificar e gerenciar os riscos psicossociais no ambiente do trabalho. Com a iniciativa, pioneira na região, todos os colaboradores do HMUE podem iniciar terapias psicológicas gratuitamente no ambiente de trabalho.
Aprovação –De Vila Canopus, na área rural de Altamira, região do Xingu, Geneci Moreira, esteve há mais de 40 dias acompanhando o filho em tratamento no Metropolitano.
Além de agradecer o cuidado humanizado recebido, ela pontua que a vida do filho seria diferente se não tivesse o rápido atendimento da equipe multiprofissional que atua no Hospital.
“Agradeço primeiramente a Deus e depois a equipe do hospital nesses mais de 40 dias, após o acidente do meu filho. Se não fosse essa equipe, com certeza o meu filho não estaria do jeito que está após. Eles foram muito carinhosos e atenciosos e eu serei eternamente grata”.
Estrutura –Referência no tratamento de média e alta complexidade, em traumas e queimados, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HMUE dispõe de leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica (exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras) e leitos de UTI.
Somente em 2024, mais de 600 mil atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais, foram oferecidos a pacientes da Região Metropolitana e de diferentes municípios do Pará.