A parceria entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e o Grupamento Tático Aéreo (GTA) tem transformado a assistência médica no estado, garantindo atendimento rápido e eficaz aos sergipanos em situações críticas. Em quase dois anos de operacionalização, o serviço Aeromédico do Governo de Sergipe já realizou 246 atendimentos, demonstrando seu papel crucial em emergências e urgências.
A paciente Maria Cristina da Conceição, 52 anos, do município de Salgado, teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e foi resgatada pelo Serviço Aeromédico no dia 16 de abril, sendo encaminhada ao Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). A filha da paciente, Milena Conceição, compartilhou a importância do resgate aéreo. “Esse atendimento foi fundamental. Sem o resgate no helicóptero, não sei se minha mãe estaria viva hoje. Isso reforça a importância do trabalho das equipes que dedicam suas vidas a ajudar os outros, e mais pessoas deveriam valorizar esses serviços”, frisou.
O coordenador da Ala Vermelha do Huse, José Edvaldo dos Santos, reforçou a importância do atendimento célere no caso de Maria Cristina, e frisou que as doenças cardiovasculares, especialmente o AVC e o infarto, são condições cujo tratamento é altamente dependente do tempo. “Quanto mais rapidamente o tratamento é iniciado, menores são as sequelas que o paciente pode sofrer. No caso de um AVC isquêmico, por exemplo, temos uma janela terapêutica muito restrita, que se estende por apenas 4 horas e meia para a administração do tratamento padrão, a trombólise”, explicou.
O médico destacou que todo o esforço para trazer a paciente dentro dessa janela foi crucial para garantir que ela tivesse acesso à medicação vital. “O GTA desempenha um papel fundamental nesse processo, facilitando a transferência rápida do paciente. Vale ressaltar que o Huse é o único centro habilitado a realizar a trombólise em Sergipe, contando com tomografia e neurocirurgião de plantão 24 horas, o que nos permite oferecer um atendimento excepcional e eficaz”, acrescentou José Edvaldo.
Serviço
Para atender as demandas do serviço Aeromédico, estão habilitados 29 profissionais, sendo 15 médicos e 14 enfermeiros emergencistas. Em 16 de fevereiro de 2023, foi assinado o termo de cooperação nº 001/2023, entre as Secretarias de Estado da Saúde (SES) e Segurança Pública (SSP), para utilização conjunta da aeronave entre o Grupamento Tático Aéreo e o Samu 192 Sergipe.
Com a iniciativa, Sergipe passou a configurar uma nova realidade na vida dos sergipanos no que diz respeito aos principais serviços de atendimentos móveis de urgência do país. “Quando falamos de atendimento pré-hospitalar móvel, o tempo resposta sempre será um dos principais fatores para aumentar a sobrevida dos pacientes, Salvar cada vida nos motiva para qualificarmos ainda mais os nossos atendimentos. Poder contar com o serviço Aeromédico do Samu 192 Sergipe amplia os recursos para o cumprimento da nossa missão”, destacou o superintendente do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa.
Dentre as principais ocorrências atendidas pelo serviço desde sua implantação, foram registrados pacientes em risco iminente de morte com diversas patologias, como cardiovasculares, obstétricas, traumas, causas clínicas, remoções pediátricas e incidentes com múltiplas vítimas (IMV).