Segunda, 21 de Abril de 2025
16°C 22°C
São Paulo, SP
Publicidade

Participação maranhense na WTM Latin America 2025 sinaliza presença efetiva do estado no mercado nacional e internacional de turismo

Evento em São Paulo reuniu operadores, empresários, agente de viagens, gestores públicos e visitantes com o propósito de ampliar mercados e conexões.

Por: J6 Live Fonte: Secom Maranhão
21/04/2025 às 16h18
Participação maranhense na WTM Latin America 2025 sinaliza presença efetiva do estado no mercado nacional e internacional de turismo
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

Antes do feriado prolongado, de 14 a 16 de abril, o Maranhão foi representado na WTM Latin America 2025, a principal feira de turismo e viagens B2B da América Latina. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) coordenou a presença maranhense no estande com informações sobre o destino, espaço para negócios, além de agendas que contemplaram reuniões com companhias aéreas e capacitação de agentes durante o evento.

Logo no início da feira, o estande do Maranhão registrou grande circulação de visitantes. Além de vídeos sobre os destinos e atendimento com agentes especializados, houve também degustação de pratos típicos.

Na estreia, também houve negociações. A secretária de Turismo, Socorro Araújo, iniciou os compromissos institucionais com reuniões com o diretor da TAP Air Portugal, Carlos Antunes. Em pauta, a possibilidade de um voo direto entre Portugal e Maranhão, além de discussões sobre investimentos da rede hoteleira Villa Galé em São Luís.

Na sequência, a gestora estadual conversou com o secretário de Turismo do Tocantins, Hercy Filho, sobre a retomada da Rota Chapada-Jalapão. Ainda no mesmo dia, concedeu entrevista à Mercado & Eventos, abordando ações do governo estadual para promoção turística e a força do São João como atrativo nessa época do ano. O dia se encerrou com a participação na reunião do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur).

No segundo dia, a Setur-MA conduziu uma capacitação para 80 agentes de viagens. A empresária Miriam Cristine comentou: "Falaram sobre história, cultura, gastronomia e o povo maranhense. Me senti tocada. É um destino que merece ser conhecido."

O empresário Jorge Ney Dias, que também participou, reforçou sobre a potencialidade turística. "Trabalhei na região e vi pontos turísticos que ainda têm muito a oferecer. E não há nenhuma festa junina como a do Maranhão”, garantiu.

A secretária esteve também com representantes da Gol Linhas Aéreas e da CCR Aeroportos, discutindo malha aérea e novas rotas. Com a Azul Viagens, o diálogo se manteve focado em ações de divulgação e pacotes voltados ao estado.

À noite, numa agenda externa, o Maranhão recebeu uma menção honrosa no Prêmio Arara-Azul, promovido pela Azul Viagens. A secretária Socorro Araújo representou o estado na cerimônia.

O terceiro e último dia manteve o estande do Maranhão em evidência. Visitantes continuaram buscando informações, interagindo com os agentes e experimentando sabores típicos.

Alex de Oliveira, turismólogo do interior paulista, contou: "Já conheço os Lençóis, mas quero voltar pra ver Alcântara e a Chapada. O estande foi um dos que mais chamou minha atenção. Bem estruturado, informativo, com muita gente envolvida."

A empresária Anna Teresa Rammus, da Pousada Atins Charme Chalés, fez questão de destacar o papel da Setur-MA. "Faço questão de ressaltar a importância da WTM para o turismo nacional e internacional. Quero muito agradecer à Secretaria de Estado do Turismo pelo apoio aos empresários e empreendedores, porque está trazendo muito resultado para o Maranhão, que é uma potência."

Fernanda Castro, da agência Nanda Ecotrilhas, da Chapada das Mesas, pontuou a relevância do espaço. "Participar de um evento assim nos permite fazer contatos importantes e negociar. É um lugar de troca, uma chance de ampliar o alcance dos nossos serviços e uma grande vitrine."

O secretário de Turismo de Carolina, Newton Coelho Filho, também marcou presença. "Ter esse suporte da Setur-MA aqui é essencial. Estamos juntos promovendo a Chapada das Mesas."

Roberdan Caldas, da Caetés Expedições, enfatizou sobre a ambientação do espaço. "Aqui está tudo decorado, tem um pouco do nosso São João, da nossa culinária e trouxemos o melhor dos Lençóis Maranhenses e do Maranhão. É uma oportunidade real de atrair mais visitantes."

No encerramento, a secretária Socorro Araújo fez uma avaliação de mais uma participação em eventos e feiras do calendário nacional e internacional do turismo. "Mostramos o que temos de concreto: nossos destinos, nossos empresários, nosso potencial. O Maranhão saiu fortalecido. Este trabalho é parte da política de desenvolvimento do governador Carlos Brandão, que entende o turismo como vetor de crescimento."

“Durante os três dias, o Maranhão manteve presença ativa nas reuniões, nos balcões de atendimento, nas capacitações e nas negociações com o trade. A nossa participação demonstrou o interesse do estado em ampliar conexões, garantir visibilidade aos empreendedores locais e posicionar o destino em novos e estratégicos mercados”, finalizou Isabella Barbosa, superintendente de Promoção, Marketing e Eventos da Setur-MA.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
17°
Tempo nublado
Mín. 16° Máx. 22°
17° Sensação
4.63 km/h Vento
87% Umidade
14% (0mm) Chance chuva
06h22 Nascer do sol
06h22 Pôr do sol
Terça
23° 15°
Quarta
25° 16°
Quinta
26° 18°
Sexta
20° 17°
Sábado
22° 16°
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,81 +0,00%
Euro
R$ 6,69 +1,12%
Peso Argentino
R$ 0,01 +4,08%
Bitcoin
R$ 536,572,56 +3,15%
Ibovespa
129,650,03 pts 1.04%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Enquete
...
...
Publicidade
Anúncio
Lenium - Criar site de notícias