Antes do feriado prolongado, de 14 a 16 de abril, o Maranhão foi representado na WTM Latin America 2025, a principal feira de turismo e viagens B2B da América Latina. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) coordenou a presença maranhense no estande com informações sobre o destino, espaço para negócios, além de agendas que contemplaram reuniões com companhias aéreas e capacitação de agentes durante o evento.
Logo no início da feira, o estande do Maranhão registrou grande circulação de visitantes. Além de vídeos sobre os destinos e atendimento com agentes especializados, houve também degustação de pratos típicos.
Na estreia, também houve negociações. A secretária de Turismo, Socorro Araújo, iniciou os compromissos institucionais com reuniões com o diretor da TAP Air Portugal, Carlos Antunes. Em pauta, a possibilidade de um voo direto entre Portugal e Maranhão, além de discussões sobre investimentos da rede hoteleira Villa Galé em São Luís.
Na sequência, a gestora estadual conversou com o secretário de Turismo do Tocantins, Hercy Filho, sobre a retomada da Rota Chapada-Jalapão. Ainda no mesmo dia, concedeu entrevista à Mercado & Eventos, abordando ações do governo estadual para promoção turística e a força do São João como atrativo nessa época do ano. O dia se encerrou com a participação na reunião do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur).
No segundo dia, a Setur-MA conduziu uma capacitação para 80 agentes de viagens. A empresária Miriam Cristine comentou: "Falaram sobre história, cultura, gastronomia e o povo maranhense. Me senti tocada. É um destino que merece ser conhecido."
O empresário Jorge Ney Dias, que também participou, reforçou sobre a potencialidade turística. "Trabalhei na região e vi pontos turísticos que ainda têm muito a oferecer. E não há nenhuma festa junina como a do Maranhão”, garantiu.
A secretária esteve também com representantes da Gol Linhas Aéreas e da CCR Aeroportos, discutindo malha aérea e novas rotas. Com a Azul Viagens, o diálogo se manteve focado em ações de divulgação e pacotes voltados ao estado.
À noite, numa agenda externa, o Maranhão recebeu uma menção honrosa no Prêmio Arara-Azul, promovido pela Azul Viagens. A secretária Socorro Araújo representou o estado na cerimônia.
O terceiro e último dia manteve o estande do Maranhão em evidência. Visitantes continuaram buscando informações, interagindo com os agentes e experimentando sabores típicos.
Alex de Oliveira, turismólogo do interior paulista, contou: "Já conheço os Lençóis, mas quero voltar pra ver Alcântara e a Chapada. O estande foi um dos que mais chamou minha atenção. Bem estruturado, informativo, com muita gente envolvida."
A empresária Anna Teresa Rammus, da Pousada Atins Charme Chalés, fez questão de destacar o papel da Setur-MA. "Faço questão de ressaltar a importância da WTM para o turismo nacional e internacional. Quero muito agradecer à Secretaria de Estado do Turismo pelo apoio aos empresários e empreendedores, porque está trazendo muito resultado para o Maranhão, que é uma potência."
Fernanda Castro, da agência Nanda Ecotrilhas, da Chapada das Mesas, pontuou a relevância do espaço. "Participar de um evento assim nos permite fazer contatos importantes e negociar. É um lugar de troca, uma chance de ampliar o alcance dos nossos serviços e uma grande vitrine."
O secretário de Turismo de Carolina, Newton Coelho Filho, também marcou presença. "Ter esse suporte da Setur-MA aqui é essencial. Estamos juntos promovendo a Chapada das Mesas."
Roberdan Caldas, da Caetés Expedições, enfatizou sobre a ambientação do espaço. "Aqui está tudo decorado, tem um pouco do nosso São João, da nossa culinária e trouxemos o melhor dos Lençóis Maranhenses e do Maranhão. É uma oportunidade real de atrair mais visitantes."
No encerramento, a secretária Socorro Araújo fez uma avaliação de mais uma participação em eventos e feiras do calendário nacional e internacional do turismo. "Mostramos o que temos de concreto: nossos destinos, nossos empresários, nosso potencial. O Maranhão saiu fortalecido. Este trabalho é parte da política de desenvolvimento do governador Carlos Brandão, que entende o turismo como vetor de crescimento."
“Durante os três dias, o Maranhão manteve presença ativa nas reuniões, nos balcões de atendimento, nas capacitações e nas negociações com o trade. A nossa participação demonstrou o interesse do estado em ampliar conexões, garantir visibilidade aos empreendedores locais e posicionar o destino em novos e estratégicos mercados”, finalizou Isabella Barbosa, superintendente de Promoção, Marketing e Eventos da Setur-MA.