Para ampliar a inclusão durante a Páscoa, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), em parceria com a Maranhão Parcerias (MAPA), disponibilizou vouchers para uso em aplicativos de transporte voltados a pessoas com deficiência. O benefício foi destinado a usuários do Programa Travessia e possibilitou a participação em duas programações: a peça teatral “Inclusão em Cena: uma Páscoa para Todos” e o projeto “Páscoa no Parque”.
A peça, apresentada neste sábado (19), no Golden Shopping, foi produzida pelo Instituto Educacional, Social e Cultural José Benedito Baldez e contou com a presença de pessoas com deficiência tanto no palco quanto na plateia, graças ao apoio da MOB. Já o projeto “Páscoa no Parque”, promovido pelo Governo do Estado no Parque do Rangedor, acontece de 12 a 21 de abril e tem a participação de dezenas de usuários do Programa Travessia.
De acordo com o presidente da MOB, Adriano Sarney, os vouchers garantem que pessoas com deficiência e seus familiares tenham acesso gratuito às programações, com mais praticidade. “Ao disponibilizar esses vouchers, queremos que pessoas com deficiência possam participar de eventos culturais e de lazer com mais autonomia e conforto. Promover a inclusão é uma prioridade do Governo do Estado, e nesta Páscoa conseguimos cumprir mais uma vez essa missão, seguindo as diretrizes do governador Carlos Brandão. Além do apoio à peça teatral, o Programa Travessia também marcou presença no projeto Páscoa no Parque, e é uma grande alegria para a MOB proporcionar esse acesso em ocasiões tão significativas.”
Entre os beneficiados estava Abraão Melo, usuário do Programa Travessia, que destacou as experiências vividas durante a Páscoa. “Agradeço muito ao Governo por disponibilizar os vouchers que me permitiram participar dessas duas programações especiais. Me apresentei hoje na peça e fiquei muito feliz de poder ir e voltar com tranquilidade. Também fui ao Páscoa no Parque, e vou novamente, graças aos vouchers. Posso dizer que a MOB está tornando minha Páscoa inesquecível.”
A peça encenada retratou a morte e ressurreição de Jesus Cristo e contou com diversos atores com deficiência. Ao todo, cerca de 70 pessoas com deficiência estiveram presentes no evento por meio dos vouchers disponibilizados pela MOB. Sobre a apresentação, a presidente do Instituto Educacional, Social e Cultural José Benedito Baldez, Lúcia Baldez, destacou a importância do apoio do Governo.
“Essa ação foi muito especial porque a representatividade no palco e a presença de tantas pessoas com deficiência na plateia transmitem uma mensagem poderosa de inclusão e diversidade. É isso que também queremos reforçar nesta Páscoa. O sucesso do projeto só foi possível graças ao apoio da MOB, que garantiu a presença do nosso elenco e de dezenas de participantes”, frisou.
Para a diretora de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da MOB, Isabelle Passinho, o Programa Travessia segue avançando no objetivo de garantir direitos para pessoas com deficiência em todo o Maranhão. “Hoje, o Travessia atende usuários em 46 cidades do estado com nossas vans adaptadas. E, nesta Páscoa, com o apoio da Mapa, conseguimos ampliar esse alcance por meio dos vouchers para transporte por aplicativo. É uma solução prática, que permite que a pessoa com deficiência chame o transporte diretamente de casa e volte com segurança e acessibilidade. Acompanhando de perto tanto a peça quanto o Páscoa no Parque, pude ver como essa iniciativa do governador Carlos Brandão e do presidente Adriano Sarney marcou a vida de muitas famílias. Tornou a Páscoa de 2025 verdadeiramente inclusiva”, destacou.