Desde o início do Cuidar de Todos, lançado em agosto de 2023, o Governo do Estado mantém o foco no maior programa de incentivo e apoio à Atenção Primária à Saúde do Maranhão. Com os investimentos no programa eixo Atenção Primária, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) prevê um marco histórico. Em 2025, com a nova etapa de entregas, subirá para 874.885 o número de equipamentos e insumos destinados para unidades de saúde e Equipes de Saúde da Família (eSF).
Até 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) distribuiu 859.766 equipamentos, insumos e kits de saúde bucal para 2.195 Unidades Básicas de Saúde (UBS), beneficiando 2.540 equipes de Saúde da Família nos 217 municípios do estado. Em 9 de abril, o governador Carlos Brandão, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, anunciou mais 15.119 novos equipamentos para fortalecer os atendimentos na atenção primária, durante o 2º Congresso Cuidar de Todos e do 2º Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e 4ª Mostra Científica da Secretaria de Estado da Saúde, no Multicenter Sebrae.
“Nunca nenhum governador investiu 15 milhões de reais na entrega de equipamentos para mais de 2 mil unidades básicas de saúde e para mais de 2.500 equipes de saúde da família. Essas ferramentas previnem doenças e evitam a superlotação dos hospitais. Município forte significa estado forte, e esse compromisso de fortalecer a atenção primária vai continuar. A proposta do programa Cuidar de Todos é fortalecer cada vez mais esse trabalho. E é isso que estamos conquistando no Maranhão. O governo Carlos Brandão está fortalecendo a porta de entrada de atendimento da população ao Sistema Único de Saúde”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Nova etapa
O início da entrega dos equipamentos para as 19 Unidades Regionais de Saúde está prevista para o mês de maio. No novo pacote de entrega constam 20 tipos de equipamentos e insumos, como: balança infantil, aparelho de Pressão Arterial completo (obeso), caixa térmica, otoscópio, oftalmoscópio, trena, balança plataforma com estadiômetro adulto, régua antropométrica, termômetro clínico digital, antropômetro vertical portátil, glicosímetro, tiras teste para glicosímetro, escala de Snellen, kit saúde bucal, detector doppler de sonar fetal, aparelho de Pressão Arterial completo (adulto), lancetas para glicosímetro, nebulizador, foco de Luz e oxímetro de dedo.
Gestores municipais ressaltaram a relevância da doação dos equipamentos realizadas pelo Governo do Estado para o fortalecimento da atenção primária. “Receber esses equipamentos com certeza vai ajudar a desenvolver um trabalho mais eficaz para nossa equipe e para o povo de Bequimão, especialmente na atenção básica”, disse o prefeito de Bequimão, Antônio José Martins.
Para o secretário de Saúde de Balsas, Dilmar Filho, os novos equipamentos possibilitaram a melhoria do atendimento. “É importantíssima essa ação do Estado, ajudando nossos municípios com esses equipamentos que são tão importantes para atender a nossa população, e também fortalece a atenção básica, que faz com que nós possamos prestar um serviço de maior qualidade, com maior precisão", enfatizou.
Cuidar de Todos
Com o programa, a SES oferece apoio técnico aos municípios para a melhoria de indicadores na área da saúde, com o fortalecimento da atuação dos municípios de forma cooperada, coordenada e regionalizada com o Estado, tendo como base o planejamento regional de saúde; fortalecer as redes de atenção à saúde no Maranhão e a governança regional, potencializando a atuação da atenção primária à saúde e a integração entre os níveis de atenção; apoia os municípios na implementação de políticas, estratégias e práticas inovadoras, setoriais e intersetoriais, com o intuito de melhorar os resultados de indicadores de qualidade em saúde, e amplia o acesso com qualidade, resolutividade e continuidade do cuidado às ações e serviços de saúde para a população.