O professor de Língua Espanhola Luan Santos, da ECIT João Roberto Borges Souza, localizada em João Pessoa (1ª GRE) participou nos dias 11 e 12 de abril, da entrega dos prêmios do concurso “Colégio do Ano em Espanhol”, referente a 2024. A cerimônia aconteceu no 32º Seminário do Espanhol no Brasil, realizado no Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo.
O concurso contou com a inscrição de mais de 300 projetos desenvolvidos em diversas escolas do Brasil, e a ECIT João Roberto Borges Souza tornou-se a primeira escola paraibana a ser contemplada com este prêmio, que tem repercussão nacional e internacional.
A escola submeteu um projeto que destacou iniciativas realizadas nas aulas de espanhol e em atividades extracurriculares com as turmas da terceira série. Entre os projetos apresentados, foram destacados: uma mostra cinematográfica, na qual os alunos criaram propagandas em Língua Espanhola para promover a escola, utilizando as estruturas do modo imperativo em espanhol; o projeto “Ciudadanos del Mundo”, desenvolvido ao longo de 2023, em parceria com o programa Conexão Mundo; e uma unidade didática voltada ao ensino do espanhol no cotidiano, fruto da pesquisa de mestrado do professor Luan Santos, realizada na Espanha.
“Me senti profundamente reconhecido e ali tive a certeza de que o trabalho desenvolvido ao longo desses anos tem gerado um impacto positivo não apenas em minha escola, mas também na construção dos projetos de vida dos alunos. O ensino de línguas estrangeiras, além de ser fundamental, é transformador: amplia horizontes, constrói pontes culturais e abre portas para o mundo”, destaca o professor.
O evento contou com uma programação diversificada, incluindo oficinas, comunicações e palestras sobre temas relacionados à língua espanhola. “Foi um momento muito especial no qual nós professores de espanhol fomos prestigiados e tivemos a oportunidade de discursar, expressando nossa gratidão e destacando a importância desse reconhecimento para o fortalecimento do ensino da língua espanhola”, conta o professor Luan. “O prêmio reafirma que a educação pública tem um papel transformador na vida dos estudantes”, completa.