Começou neste sábado (12) o projeto Páscoa no Rangedor, que sediará, até o dia 21 deste mês, uma programação especial em celebração à Páscoa no Parque do Rangedor, no Calhau. O governador Carlos Brandão e a primeira-dama Larissa Brandão, idealizadora do projeto, estiveram presentes na abertura do evento, marcada por um momento de fé e união das famílias.
A cerimônia de abertura contou com apresentação do cantor Fernando de Carvalho, bênção do arcebispo metropolitano de São Luís, Dom Gilberto Pastana, e participação do padre Antônio Maria. Centenas de famílias acompanharam a solenidade, que contou com uma megaestrutura de som e palco.
Para a primeira-dama Larissa Brandão, a proposta representa mais opções de lazer e convivência para as famílias maranhenses. “Criamos esse evento com muito carinho para todos, pensando em oferecer momentos de fé, alegria e diversão para as famílias maranhenses. Até o dia 21 de abril, vamos ter várias atrações musicais, recreação, oficinas, teatro, ações de inclusão, distribuição de chocolate e muito mais”, declarou.
O Parque Estadual do Rangedor é administrado pela Secretaria de Estado do Governo (Segov), que deu suporte para a realização do projeto Páscoa no Rangedor. O secretário da pasta, Márcio Machado, destacou a importância social da iniciativa, que valoriza ainda mais o espaço de lazer e convivência do parque.
“Encampamos esse projeto idealizado pela primeira-dama Larissa Brandão e alcançamos esse resultado muito bonito, com tudo muito bem organizado. Vamos em frente para fazer outros eventos como este”, afirmou o secretário Márcio Machado.
O projeto Páscoa no Parque será realizado até o dia 21 deste mês, com programação diária das 16h às 20h, na Casa da Páscoa — espaço coberto montado no parque — que contará com apresentações musicais, oficinas, contação de histórias, espaços lúdicos, brincadeiras temáticas e distribuição de ovos de Páscoa.
Toda a programação conta com entradas acessíveis. Além disso, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), está sendo garantido transporte inclusivo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida cadastradas no Programa Travessia.
“Nesse momento tão bonito, em que o projeto da nossa primeira-dama garante acesso ao lazer, à cultura e à religiosidade — porque a Páscoa é uma festa cristã —, a MOB está garantindo que os usuários do Serviço Travessia possam estar presentes, tanto por meio da nossa frota quanto por meio de uma parceria com a Mapa, que está oferecendo vouchers para uso em aplicativos de transporte. Assim, as pessoas poderão participar dessa festa bonita e democrática”, explicou a diretora de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da MOB, Isabelle Passinho.
Oficinas para adultos e crianças
Durante o projeto Páscoa no Rangedor, os participantes terão acesso a oficinas de pintura facial e do projeto Formando e Cozinhando, com atividades voltadas à preparação de doces e outros alimentos relacionados à data comemorativa. O Formando e Cozinhando é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) e tem possibilitado que pessoas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), se tornem microempreendedoras no ramo da gastronomia.
“Esse evento teve todo um cuidado especial, e pudemos trazer o Formando e Cozinhando. Além de ser uma tarde de diversão, é também uma tarde de possibilidades, em que crianças e mães vivenciam uma interação a partir da oficina de gastronomia, com a perspectiva de produzir algo que, se desejarem, poderão comercializar e, assim, conquistar autonomia financeira”, explicou a secretária adjunta de Elaboração de Projetos Especiais da Sedes e coordenadora do Formando e Cozinhando, Ana Gabriela Borges.
Famílias aprovam evento de comemoração à Páscoa
Com grande participação popular, o evento foi aprovado pela população. O microempresário João Neto, de 43 anos, pai de três filhos, levou a filha de 10 anos ao espaço e elogiou a iniciativa. “Estou achando maravilhoso. Essa é uma ação muito boa e que deveria se estender para outras datas. É um espaço ótimo para as crianças, e pretendo trazer meus outros dois filhos”, disse.
Para a advogada Yonara Almeida, de 38 anos, a realização do evento foi uma grata surpresa. “É uma boa iniciativa do governo. Viemos ao parque com nosso filho e não sabíamos do evento. Ficamos felizes com o espaço; é uma ótima opção para as famílias”, relatou.
O frentista Jonathan Lopes, de 33 anos, levou os três filhos, incluindo a caçula, de apenas oito meses. “Acho um ambiente muito bom e propício para toda a família curtir e passear. Diverte as crianças e ainda simboliza a Páscoa, o que nos faz lembrar do renascimento, da ressurreição de Jesus Cristo”, enfatizou.