Durante a 45ª edição do programa ‘Sergipe é aqui’, realizada nesta sexta-feira, 11, no município de Simão Dias, região centro-sul do estado, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) disponibilizou atendimento por meio de sua unidade móvel, oferecendo diversos serviços à população, como pedidos de ligação e religação de água, cadastro na Tarifa Social, transferência de titularidade, entre outros.
“O atendimento móvel foi ligeiro e facilitou bastante. Vim solicitar a inclusão na tarifa de baixa renda, para tentar um alívio nas contas. O atendimento foi maravilhoso e eficiente”, relatou o lavrador Antônio Cardoso da Silva.
Para a cozinheira Camila Santos Soares, a agilidade foi o diferencial. “Foi tudo muito rápido, porque geralmente precisamos pegar senha e esperar, mas aqui, não, fui atendida logo. Minha demanda foi resolvida rápido até demais”, elogiou.
A Companhia também marcou presença no programa de gestão itinerante do Governo de Sergipe com ações voltadas à conscientização ambiental. Por meio do projeto Deso Mais Verde, foram distribuídas 50 mudas de espécies variadas para os participantes. “Esse trabalho educativo que a Deso realiza tem um valor imenso do ponto de vista pedagógico. Vai além do tratamento da água, promovendo a consciência sobre o uso responsável e o cuidado com o meio ambiente”, afirmou a professora Zênia Marta Carregosa Ribeiro.
Outra ação importante foi a distribuição de água potável ao público, por meio de ilhas de hidratação instaladas em locais estratégicos do evento. A lavradora Cristina Campos dos Santos aprovou a iniciativa. “A distribuição de água chegou em boa hora. Um apoio como esse é essencial, pois permite que a gente aproveite ainda mais os serviços oferecidos pelo governo estadual”, declarou.
Segundo o diretor de Operação e Manutenção da Deso, Gilvan dos Santos, a atuação da Companhia vai além da prestação de serviços. “A Deso investe fortemente em ações de educação ambiental, principalmente voltadas às crianças, que são os futuros defensores do planeta. Projetos como o reflorestamento e a doação de mudas reforçam esse compromisso. Educar para preservar é garantir um futuro mais sustentável”, destacou.
Doação de livros
A Deso também levou ao evento o projeto ‘Livro: liberdade para a alma’, disponibilizando mais de 200 títulos de diferentes gêneros literários para doação ao público. Cerca de 196 livros foram entregues durante a ação. A estudante Vanuza Almeida elogiou a iniciativa. “Acho esse projeto maravilhoso, pois incentiva a leitura. As pessoas precisam de estímulo para ler mais e, assim, ampliar seu conhecimento. É uma ação muito importante para a cultura”, disse.