Segunda, 22 de Junho de 2026
11°C 28°C
São Paulo, SP

Em Fortaleza, Governo do Tocantins participa do 3º Fórum Internacional Universalizar

Abertura oficial do evento, ocorreu nessa quinta, 10 e a programação se estende até esta sexta-feira, 11

Por: J6 Live Fonte: Secom Tocantins
11/04/2025 às 23h57
Em Fortaleza, Governo do Tocantins participa do 3º Fórum Internacional Universalizar
Presidente da ATS, Pedro Cardoso participou da abertura do 3º Fórum Internacional Universalizar - Foto: Pedro Torres/Governo do Tocantins

Representando o Governo do Tocantins, o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso, participa do 3º Fórum Internacional Universalizar, em Fortaleza/CE.

Promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)o evento tem como temaA Universalização do Saneamento e COP30: estratégias e parcerias para infraestrutura sustentável, a abertura oficial do evento, ocorreu nessa quinta-feira, 10 e a programação se estende até esta sexta-feira, 11.

Marcado por discussões que buscam o desenvolvimento do saneamento no Brasil, o primeiro dia do 3º Fórum Internacional Universalizar reuniu autoridades, especialistas e representantes de empresas públicas e privadas para discutir estratégias de universalização do saneamento em consonância com a agenda climática global e a COP30.

O presidente da ATS destacou a importância dessa troca de experiências e o contato direto com as práticas positivas e exitosas relacionadas ao saneamento básico no Brasil e no mundo e a possibilidade de aplicar essas soluções no Tocantins para atingir as metas de Universalização do Saneamento. “Estou muito satisfeito em poder participar de um evento dessa magnitude. Essa é uma oportunidade ímpar para poder ter contato com as práticas exitosas em saneamento público implementadas tanto no Brasil, quanto no exterior. Um dos principais pilares desse evento é a questão da infraestrutura sustentável e a preocupação com o meio ambiente. Acredito que nesses dois dias de evento poderemos aprender muito sobre essas soluções e a as tecnologias empregadas no saneamento para podermos levar para o Tocantins e apresentar ao governador Wanderlei Barbosa como possíveis soluções para nosso estado, inclusive no que diz respeito a captação de recursos para investimento em saneamento e a execução de parcerias público privadas”, afirma o presidente da ATS, Pedro Cardoso.

Já o presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, ressaltou a evolução do Fórum Internacional que está em sua 3ª edição e as contribuições dos debates para a do Saneamento em todo país. Para ele, uma das principais soluções está nas parcerias público privadas. “Esse é um evento internacional onde debatemos diversas ações sobre o setor de Saneamento e além disso conhecer algumas experiências internacionais de países como Portugal, Áustria, Inglaterra, Gana entre outros. É uma oportunidade de conhecer o que deu e o que não deu certo na área do saneamento, para seguirmos rumo à universalização. Esse é um evento para conhecer um pouco de como o mundo está fazendo saneamento básico”, afirmou.

O gerente de planejamento e orçamento da ATS, Felipe Vasconcelos, lembrou da importância das metas e dentre elas o saneamento rural como importante parte do processo de universalização. “Nesse terceiro fórum são três eixos principais que estamos debatendo: a universalização do saneamento, considerando a infraestrutura sustentável que está ligada às mudanças climáticas e impactos sobre os recursos hídricos, as parcerias público privadas e saneamento rural em áreas vulneráveis o que tem uma importância significativa na universalização do saneamento”, argumentou.

Em Fortaleza, Governo do Tocantins participa do 3º Fórum Internacional Universalizar
Tema do 3º Fórum Internacional Universalizar debate a Universalização do Saneamento e COP30; estratégias e parcerias para infraestrutura sustentável - Pedro Torres/Governo do Tocantins
Em Fortaleza, Governo do Tocantins participa do 3º Fórum Internacional Universalizar
Presidente da Aesbe e da Cagece, Neuri Freitas, ressaltou a evolução do Fórum Internacional que está em sua 3ª edição e as contribuições dos debates para a do Saneamento em todo país - Pedro Torres/Governo do Tocantins
Em Fortaleza, Governo do Tocantins participa do 3º Fórum Internacional Universalizar
Gerente de planejamento e orçamento da ATS, Felipe Vasconcelos, lembrou da importância das metas e dentre elas o saneamento rural como importante parte do processo de universalização - Pedro Torres/Governo do Tocantins
Em Fortaleza, Governo do Tocantins participa do 3º Fórum Internacional Universalizar
Servidores da ATS participam do 3º Fórum Internacional Universalizar - Pedro Torres/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
12°
Tempo limpo
Mín. 11° Máx. 28°
12° Sensação
0.89 km/h Vento
93% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h48 Nascer do sol
17h28 Pôr do sol
Terça
24° 14°
Quarta
14° 12°
Quinta
14° 13°
Sexta
17° 14°
Sábado
25° 15°
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 350,509,34 +1,69%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Lenium - Criar site de notícias