Segunda, 22 de Junho de 2026
11°C 28°C
São Paulo, SP

Agerp, Fetaema e Seap reforçam parceria para fortalecer a apicultura no Maranhão

A reunião teve como foco a aquisição de novos equipamentos e caixas de abelhas produzidas por internos do Sistema Prisional do Maranhão.

Por: J6 Live Fonte: Secom Maranhão
11/04/2025 às 15h15
Agerp, Fetaema e Seap reforçam parceria para fortalecer a apicultura no Maranhão
- A reunião teve como foco a aquisição de novos equipamentos e caixas de abelhas produzidas por internos do Sistema Prisional do Maranhão (Foto: Divulgação)

O presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Sandro Montenegro, a presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema), Ângela Silva, e membros da federação participaram de uma reunião com o secretário de Administração Penitenciária (Seap), Murilo Andrade, para discutir novas ações em prol da apicultura no estado. O encontro foi registrado na manhã desta quinta-feira (10). 

A reunião teve como foco a aquisição de novos equipamentos e caixas de abelhas produzidas por internos do Sistema Prisional do Maranhão. O material será destinado a apicultores de diversas regiões do estado, com o objetivo de fortalecer a produção de mel e incentivar a recuperação e expansão dos apiários locais.

“A Agerp tem trabalhado de forma articulada com diversos órgãos para garantir que o agricultor familiar tenha acesso aos recursos e condições adequadas para produzir com qualidade. Essa parceria com a Seap e a Fetaema mostra que é possível unir inclusão social e desenvolvimento produtivo”, afirmou Sandro Montenegro.

A iniciativa vem ampliando seu alcance desde 2023. Em novembro do ano passado, por exemplo, 250 caixas de abelhas foram entregues a apicultores da região de Centro do Guilherme, que haviam perdido seus apiários em um incêndio criminoso. Na ocasião, Montenegro representou o governador Carlos Brandão durante a ação solidária.

Ângela Silva, presidente da Fetaema, destacou a importância da parceria para o fortalecimento da agricultura familiar no estado. “Essas ações refletem diretamente na vida dos trabalhadores e trabalhadoras do campo. São medidas concretas que geram renda, fortalecem a organização dos apicultores e mostram o compromisso do governo com o nosso povo”, afirmou.

Para o secretário da Seap, Murilo Andrade, a colaboração entre as instituições também evidencia o potencial da política de ressocialização nas unidades prisionais. “Essa parceria não apenas apoia os apicultores, mas também valoriza o trabalho dos internos do sistema prisional, que contribuem com a produção das caixas. É uma iniciativa que transforma realidades em dois lados diferentes da sociedade”, explicou.

A expectativa é que, nos próximos meses, novas entregas sejam realizadas, beneficiando ainda mais comunidades e incentivando o desenvolvimento sustentável da apicultura no Maranhão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
17°
Parcialmente nublado
Mín. 11° Máx. 28°
17° Sensação
1.34 km/h Vento
77% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h48 Nascer do sol
17h28 Pôr do sol
Terça
24° 14°
Quarta
14° 12°
Quinta
14° 13°
Sexta
17° 14°
Sábado
25° 15°
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 353,070,49 +2,43%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Lenium - Criar site de notícias