A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Segurança Escolar, realizou nesta quinta-feira, 10, um encontro com gestores escolares do ensino fundamental – anos iniciais e finais – e ensino médio, para discutir ações da Semana Nacional da Convivência Escolar 2025. O evento ocorreu na sala da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), no prédio do antigo Colégio Dom Pedro II, em Rio Branco.
Com o tema “Eu respeito, você respeita, nós construímos!”, a campanha nacional reforça que a construção de uma escola segura, acolhedora e democrática depende da participação de todos. A ação está alinhada a três objetivos do Programa Escola que Protege: fomentar espaços de convivência democrática e participação estudantil; combater o bullying e a discriminação; e construir estratégias de monitoramento e comunicação.
A programação contou com palestras sobre o tema da campanha e sobre a prevenção do bullying, além de rodas de debate e momentos de perguntas e respostas. Durante o encontro, também foram entregues materiais que servirão de apoio pedagógico nas escolas. As unidades de ensino poderão adaptar as atividades à sua realidade, desenvolvendo-as ao longo de todo o mês de abril e incorporando-as ao planejamento anual.
Segundo Milla Almeida de Oliveira, chefe do Departamento de Segurança Escolar, a Semana Nacional de Convivência Escolar é uma das ações do Programa Escola Segura, instituído pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Undime e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
“Essa semana foi instituída em alusão ao dia 7 de abril, que marca o combate ao bullying. Existe um guia produzido pelo MEC com propostas de atividades alinhadas à BNCC, com foco no respeito, na empatia e na convivência. A ideia é resgatar valores e fortalecer o sentimento de pertencimento dos estudantes ao ambiente escolar”, explicou.
Além das 16 escolas presentes no evento, a ação será estendida a todas as unidades escolares da rede estadual. A formação está sendo realizada tanto presencialmente quanto de forma online, alcançando também os representantes da SEE nos municípios.
O secretário de Administração da SEE, Reginaldo Prates, destacou a importância do trabalho preventivo nas escolas. “Estamos promovendo uma série de formações para diretores, que depois serão multiplicadores dessas estratégias. A ideia é atuar preventivamente, orientando as comunidades escolares para evitar abusos, conflitos e outras situações que comprometem o bem-estar dos estudantes. Esse projeto vem do MEC, mas estamos adaptando à nossa realidade local, pois já vínhamos trabalhando com esse tema. É uma iniciativa de grande relevância”, afirmou.
The post Estado promove encontro com gestores escolares para fortalecer a convivência e a segurança nas escolas appeared first on Noticias do Acre .