A Usina da Paz da Cabanagem, em Belém, recebeu a Roda de Conversa Bora Falar de Cidadania?, com o tema "Corrupção: o que nós temos a ver com isso?", nesta terça-feira (8). O projeto é uma parceria entre a Usipaz e o Grupo Estadual de Educação Fiscal do Pará.
O encontro teve a participação de Vítor Macau, auditor fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), e de Suzane Abreu, auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA).
Os dois servidores públicos conduziram a conversa sobre o tema, promovendo reflexões sobre o papel de cada cidadão no combate à corrupção. “Como parte da atividade foram distribuídos três estudos de caso baseados em uma escuta da comunidade de Cabanagem, que serviram como ponto de partida para uma discussão participativa nos três grupos", informou a coordenadora do Grupo estadual de Educação Fiscal, Zilda Benjamim.
Zilda complementou que o público pôde "analisar, debater e propor soluções, exercitando o olhar crítico e o senso de responsabilidade coletiva”. O encontro contou com a participação de 23 pessoas e serviu para a troca de experiências e fortalecimento da consciência cidadã.
Um dos participantes do evento foi Tiago Miranda, técnico em Administração. Para ele, o tema da conversa é um assunto que deve ser discutido porque é importante combater as ações de corrupção.
A previsão é de o projeto percorrer todas as usinas da área metropolitana de Belém, ampliando o alcance das discussões e fortalecendo a participação social em diferentes comunidades.
A próxima programação da Educação Fiscal, em Belém, será no dia 24 de abril, na Usipaz Cabanagem, com o tema “Mulher Cidadã: Força que transforma a Comunidade”, com a participação das servidoras Luciana Ferreira e Cristina Viana, da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa).