A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) representou o Governo de Sergipe, na última terça-feira, 8, durante a Gas Week 2025. O evento, realizado em Brasília, reuniu autoridades, empresários e lideranças do setor de gás natural, sendo palco de debates sobre a política energética nacional e o fortalecimento da indústria.
Promovida pela Agência Eixos, a Gas Week se constitui como uma plataforma permanente dedicada a discussões sobre o mercado de gás natural no país. No dia 8, data em que se celebraram os quatro anos da sanção da Nova Lei do Gás (Lei n° 14.134), a organização promoveu um encontro presencial. A programação, no entanto, foi iniciada no dia 7 e prossegue até o dia 11 com atividades online.
O evento envolveu diálogos temáticos sobre biometano, meio ambiente e regulamentação, entre outros. O secretário-executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, integrou a comitiva sergipana ao lado do senador Laércio Oliveira, que participou de painel sobre a agenda legislativa ligada ao setor de gás natural. "Na ocasião, foi abordada a necessidade de desconcentração do mercado e do aumento da produção nacional, com ênfase à implantação do projeto Sergipe Águas Profundas (Seap)", pontua Marcelo Menezes.
Agências reguladoras
Na continuidade da agenda, a Sedetec foi representada durante reunião na 4ª Secretaria do Senado com diretores de agências reguladoras federais e o presidente da Associação Brasileira das Agências Reguladoras (Abar), Vinícius Benevides. A reunião abordou projetos de lei que visam assegurar os recursos necessários ao adequado funcionamento das agências, considerando sua relevância para os diversos setores da economia.