Segunda, 22 de Junho de 2026
11°C 28°C
São Paulo, SP

Saúde ressalta importância da prevenção contra a Síndrome de Burnout no ambiente de trabalho

O Burnout ocorre exclusivamente no contexto profissional e é caracterizado por exaustão extrema, esgotamento, falta de interesse no trabalho e esva...

Por: J6 Live Fonte: Secom Sergipe
08/04/2025 às 12h26
Saúde ressalta importância da prevenção contra a Síndrome de Burnout no ambiente de trabalho
Foto: Flávia Pacheco

Com a chegada do ‘Abril Verde’, campanha voltada à prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) traz um alerta sobre os cuidados com a saúde mental devido ao esgotamento profissional. Neste sentido, é importante que as pessoas estejam atentas aos sinais que o corpo apresenta para prevenção e cuidados relacionados à Síndrome de Burnout. 

A Síndrome de Burnout, conforme definida pela Classificação Internacional de Doenças (CID), é uma condição resultante do estresse crônico no trabalho. O Burnout ocorre exclusivamente no contexto profissional e é caracterizado por exaustão extrema, esgotamento, falta de interesse no trabalho e esvaziamento de sentido. Além disso, os grupos mais suscetíveis a desenvolver essa síndrome são profissionais da área da saúde, educação e segurança pública que trabalham na linha de frente do cuidado.  

Segundo o psicólogo e apoiador institucional do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Sergipe (Cerest/SE), Elder Magno Freitas, quem adoece de Burnout são profissionais que se envolvem muito com o trabalho e não se desconectam das atividades laborais. “Cultivar ou retomar outras atividades geradoras de prazer ou que quebrem a rotina de trabalho se demonstrou muito eficaz na prevenção e no enfrentamento do Burnout”, ressalta. 

O psicólogo pontuou, ainda, que uma forma de prevenir essa condição dentro das instituições, pode ser a criação de uma cultura de comunicação clara e ampliada, com rotina de devolutivas para os colaboradores; treinamento de lideranças com foco na comunicação, cooperação e desenvolvimento de equipes; programas e ações de valorização do trabalhador e trabalhadora; estímulo ao apoio mútuo intra equipe; e estímulo às pausas dentro e fora da jornada.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Sergipe (Cerest/SE) tem feito ações para promover a saúde mental da população desde o 'Janeiro Branco’, campanha que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população a partir da prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. 

Para o mês de abril, foram previstas algumas ações de conscientização à saúde mental e emocional da população trabalhadora, a partir de ações de promoção de ambientes saudáveis e positivos de trabalho. Foram programados grupos e palestras com a Fundação Renascer, curso de gestão de riscos psicossociais com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realização das Conferências Municipais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CMSTT), que tem como tema: ‘A saúde do trabalhador como direito humano’, incluindo diretamente a pauta da saúde mental: ‘violências no trabalho’; e o podcast com a Funesa sobre Prevenção e Enfrentamento do Burnout.
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
25°
Tempo limpo
Mín. 11° Máx. 28°
25° Sensação
1.34 km/h Vento
48% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h48 Nascer do sol
17h28 Pôr do sol
Terça
24° 14°
Quarta
14° 12°
Quinta
14° 13°
Sexta
17° 14°
Sábado
25° 15°
Economia
Dólar
R$ 5,14 -0,19%
Euro
R$ 5,88 -0,51%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 351,951,37 +2,30%
Ibovespa
170,250,16 pts 1.14%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Lenium - Criar site de notícias