Segunda, 22 de Junho de 2026
11°C 28°C
São Paulo, SP

Entrega de novos ônibus em Betim pelo Governo de Minas marca a conclusão da maior renovação da história do transporte metropolitano

Medida vai beneficiar cerca de 63 mil passageiros da RMBH com veículos mais confortáveis, menos poluentes e que emitem menos ruídos

Por: J6 Live Fonte: Secom Minas Gerais
07/04/2025 às 21h18
Entrega de novos ônibus em Betim pelo Governo de Minas marca a conclusão da maior renovação da história do transporte metropolitano
Gil Leonardi / Imprensa MG

O Governo de Minas entregou, nesta segunda-feira (7/4), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), 48 novos ônibus para as linhas metropolitanas, dando continuidade à maior renovação da história da frota. A medida beneficia cerca de 63 mil passageiros que utilizam o transporte diariamente nas cidades de Belo Horizonte, Betim e Contagem.

O vice-governador Mateus Simões realizou a entrega dos veículos concluindo os repasses do Estado para a aquisição de 600 novos veículos, a título de indenização, para reequilibrar os contratos de transporte coletivo, em função da pandemia. Ao todo, o Governo de Minas está investindo R$ 382 milhões para renovação da frota.
 

 

"Hoje, nós encerramos a primeira etapa da renovação da frota do metropolitano. Foram 600 ônibus adquiridos com recursos do Governo do Estado para garantir viagens mais seguras, mais rápidas e mais eficientes em toda a região. Este investimento mostra que Minas Gerais tem um governo comprometido com a melhoria do transporte", destacou o vice-governador Mateus Simões.

 
  
  

Renovação da frota

Até o final do ano, 850 novos veículos estarão em atividade, impactando diretamente a redução da idade média da frota metropolitana, composta por 2,4 mil ônibus, que passará de 11 para 6 anos, melhorando também a qualidade do serviço oferecido à população.

Nos últimos quatro meses, mais de 530 novos ônibus, modernos e confortáveis, já passaram a circular na RMBH, reduzindo a idade média da frota de 11 para 9 anos.

Os novos ônibus poluem 85% menos do que os anteriores e emitem menos ruídos, atendendo normas trabalhistas e gerando um maior conforto para os motoristas e passageiros.

"A renovação da frota é um passo importante para resgatar o transporte na região metropolitana. Com essas entregas, estamos melhorando o dia a dia de quem depende do sistema. Vamos seguir trabalhando por um serviço cada vez mais eficiente e que atenda às necessidades da população", destacou Pedro Calixto, secretário-adjunto da  Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) .

Acordo

A entrega dos veículos faz parte do acordo firmado, em setembro de 2024, entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) , com intermediação da Seinfra, da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG) .

“Essa construção, com a compra de ônibus, com o apoio do Ministério Público, do Tribunal de Contas e das prefeituras ao nosso lado vai mudar a vida das pessoas. Isso significa chegar mais rápido em casa, não ter ônibus quebrado, com condição de chegar em 40 minutos e não em uma hora e meia nos deslocamentos diários que cada família realiza em direção a Belo Horizonte ou Betim”, observou o vice-governador. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
25°
Tempo limpo
Mín. 11° Máx. 28°
25° Sensação
2.68 km/h Vento
47% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h48 Nascer do sol
17h28 Pôr do sol
Terça
24° 14°
Quarta
14° 12°
Quinta
14° 13°
Sexta
17° 14°
Sábado
25° 15°
Economia
Dólar
R$ 5,14 -0,18%
Euro
R$ 5,87 -0,61%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 350,623,77 +1,91%
Ibovespa
170,469,55 pts 1.27%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Lenium - Criar site de notícias