Os moradores do povoado Angico, em Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão sergipano, celebram a chegada da água em suas torneiras, após intervenções realizadas pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). As melhorias na rede adutora resolveram um problema recorrente: a escassez do recurso que afetava, principalmente, as áreas mais elevadas da localidade.
Os moradores das áreas mais altas do povoado Angico sofriam com a baixa pressão da água, que não conseguia atingir essas localidades e nem subir pelas tubulações para encher os reservatórios domésticos.
De acordo com o coordenador de Distribuição Sertão da Deso, João Antônio Lima de Santana, as medidas adotadas foram essenciais para reverter esse cenário. “Reforçamos a tubulação em pontos estratégicos da adutora e aumentamos a vazão, garantindo que a água chegue com mais pressão às residências. Essa ação trouxe mais segurança hídrica para a população e reflete o compromisso da Deso com a qualidade do abastecimento”, explica.
Regularidade garantida
A comerciante Terezinha Sousa Andrade destacou a transformação vivida pela comunidade. “A água agora chega com força e regularidade em todas as casas, até nos pontos mais altos onde, antes, não alcançava. Era algo que fazia muita falta, mas, agora, está excelente. O problema foi resolvido e só temos a agradecer”, conta.
A aposentada Nailza dos Santos também comemorou o novo cenário. “Minha caixa ficou meses sem uma gota d’água. Agora, ela vive cheia e temos abastecimento diariamente, manhã, tarde e noite. Minha filha, que mora em outra rua, dependia do pai para levar água até sua casa porque não chegava de jeito nenhum. Com as ações da Deso, houve uma mudança maravilhosa”, relata.
Para o professor aposentado José Augusto Souza, a melhoria foi completa. “O abastecimento está ótimo, excelente, nota mil. Agora, a situação se transformou e superou todas as expectativas. Minha caixa d’água enche totalmente, com muita força. Não há mais interrupções. Só esperamos que continue assim e melhore ainda mais", elogia.