Localizada no agreste sergipano, a cidade de São Domingos foi a capital de Sergipe nesta sexta-feira, 4, ao receber a 44ª edição do programa itinerante 'Sergipe é aqui'. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania levou diversos serviços para promover a inclusão social e a cidadania, com ações que impactam a vida dos moradores do município.
"Através das ações realizadas, a Seasic tem se empenhado em oferecer apoio àqueles que mais necessitam, com uma atenção redobrada para as famílias em situação de vulnerabilidade social. A Secretaria tem como um de seus principais objetivos fortalecer a inclusão social e garantir que os direitos dessas populações sejam plenamente respeitados e acessados. Com esse compromisso, a Seasic busca promover mudanças significativas na vida de quem se encontra em condições de maior fragilidade, assegurando dignidade e oportunidades para todos", ressalta a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri.
O programa do Governo do Estado tem como principal objetivo descentralizar os serviços públicos, levando diretamente aos municípios os atendimentos de diversas secretarias. Em São Domingos, os moradores tiveram acesso a ações de acolhimento social, cadastro e atualização no Cadastro Único, dentre outros programas voltados à inclusão e proteção social.
A Seasic ainda levou para a edição de São Domingos os seguintes serviços: entrega de cartões de novas famílias contempladas com o programa CMais; atividades lúdicas e escuta qualificada com a Diretoria da Primeira Infância; visita às creches municipais; Espaço Diversidade; Inclusão pela Arte; CinePop; Roda de Conversa Intersetorial para fortalecimento do SUAS; Educação Alimentar e Nutricional; orientações sobre os programas PAA e Mão Amiga; oficina de hortas suspensas; CIN Inclusiva para pessoas com deficiência, idosos, pacientes em tratamento oncológico, autistas e pessoas com fibromialgia; exibição de filme e dinâmica com as crianças.
Sabor e Nutrição
Um dos serviços mais procurados pela população dos municípios que sediam o Sergipe é aqui é a oficina de segurança alimentar, onde as técnicas da Diretoria de Segurança Alimentar e Inclusão Nutricional da Seasic prepararam um delicioso bolo de casca de banana, que além de ser uma opção saudável para o lanche, aproveita todos os nutrientes da fruta.
A técnica da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional Wilma Góis compartilhou a receita do bolo de casca de banana para as cozinheiras do Centro de Excelência Emeliano Ribeiro. “É importante preparar uma receita como essa, pois conscientiza a população sobre o aproveitamento total dos alimentos naturais, que tem um baixo custo e proporcionam uma alimentação saudável”, explica.
Para a cozinheira Amanda Letícia, o aproveitamento de 100% da fruta deixou a receita muito mais interessante. “Aprendemos a receita do bolo de banana que usa não só a fruta, mas também a casca dela. A ideia é muito legal e vamos analisar a possibilidade de oferecer aqui na merenda escolar dos alunos”, declara.