A equipe da Defesa Civil do Piauí, concluiu, nesta sexta-feira (4), o treinamento da ferramenta Defesa Civil Alerta, que será fundamental para proteger vidas e minimizar danos durante o risco de desastres extremos.
A capacitação teve duração de cinco dias e teve como objetivo orientar os técnicos da Defesa Civil estadual sobre o novo sistema de alertas que será implantado na região Nordeste.
O treinamento foi dividido em etapas teóricas e práticas, abordando desde aspectos burocráticos e legais até a aplicação direta do sistema. O tenente Jordão, da Defesa Civil do Estado de São Paulo, destacou a intensidade da programação. “Passamos por uma semana intensa, ministrando instruções e até mesmo enfrentando rotinas exaustivas para que o pessoal pudesse absorver o funcionamento do novo sistema de alertas. É um ganho significativo para a Defesa Civil do Estado, que se mantém na vanguarda para garantir a segurança da população”, afirmou.
A capacitação foi focada no sistema Cell Broadcast, tecnologia que permite o envio de mensagens de emergência via telefonia celular, sem necessidade de internet, diretamente para pessoas em áreas de risco. Um sistema complexo e avançado que revoluciona as capacidades de prevenção.
“Com essa ferramenta, temos um alcance ainda maior e podemos salvar mais vidas. Diferente do sistema que utilizamos hoje, esse novo modelo não exige cadastro prévio e isso é um grande diferencial”, explicou Ytalo Sousa, do setor de Tecnologia da Informação da Defesa Civil do Piauí e um dos participantes do treinamento.
A capacitação representa um avanço importante para a atuação das defesas civis do Nordeste, especialmente no que diz respeito à agilidade e abrangência na comunicação de riscos à população. Com o novo sistema, o Piauí se prepara para integrar um modelo mais moderno, eficiente e preventivo de enfrentamento a desastres naturais.