Nesta sexta-feira, 4, o município de São Domingos, na região agreste do estado, recebeu o programa itinerante ‘Sergipe é aqui’, em sua 44ª edição. Moradores da cidade, povoados e municípios vizinhos visitaram o estande da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e suas vinculadas, com orientações e demonstrações de projetos desenvolvidos pelos órgãos.
O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) forneceu informações sobre análise de água, identificação de microrganismos, contagem microbiana e testes de patógenos, a exemplo de Salmonella, E. coli, coliformes, enterobactérias, bolores e leveduras. Além disso, o instituto orientou sobre a identificação do selo do Inmetro em eletrodomésticos, e recebeu solos de produtores rurais para análise pela Emdagro.
A professora Ivânia Alves Barreto Santos levou os alunos do 5º ano da Escola Municipal Professora Ivanilde da Silva Santos para conhecerem o estande. Ela destacou que os assuntos abordados pelo ITPS correspondem a alguns temas estudados em sala de aula. "Eles estão deslumbrados. Muitos assuntos que estamos vendo aqui estão sendo dados agora, então tornou-se um reforço. Foi bem importante, e eles adoraram", exaltou.
A resposta das crianças que visitaram o estande foi bastante positiva, de acordo com a química do Laboratório de Águas do ITPS, Mayara Fernanda Souza Pinto: "Além de despertar a curiosidade ao trazer coisas que são cotidianas, mas que não chegam ao conhecimento de toda a população, as crianças se divertem. Alguns ficam surpresos, outros vão atrás dos colegas para conhecer. É muito bacana".
O Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) também esteve presente no ‘Sergipe é aqui’, e apresentou protótipos voltados à geração de energia, incluindo sistemas solares, eólicos e de eletrólise. Foram exibidas uma maquete detalhada de um parque eólico e uma amostra real de placa solar, além da distribuição de panfletos institucionais.
A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) também esteve presente, e distribuiu material informativo a respeito das potencialidades industriais do estado, estimulando a atração de investimentos através dos incentivos do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). A iniciativa é considerada uma das mais atrativas do país para empresas em implantação ou expansão.