O Governo do Tocantins,por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com a Associação dos Engenheiros Ambientais do Tocantins (AMBTO), da Associação dos Consultores Ambientais do Tocantins (Ascam-TO) e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-TO (Mútua-TO) realiza, nesta sexta-feira, 4, o 1° Fórum Estadual de Regularização Ambiental. O evento ocorre no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, às 8h30.
A proposta do fórum é reunir especialistas, representantes de órgãos governamentais e a sociedade civil num espaço para diálogo e troca de experiências sobre desafios e práticas da regularização ambiental. Para o presidentedo Naturatins, Cledson da Rocha Lima, a regularização ambiental é um passo fundamental para garantir a sustentabilidade dos recursos naturais e a qualidade de vida das futuras gerações. "Esperamos que este Fórum seja um marco na construção de caminhos que promovam a convivência harmônica entre desenvolvimento e preservação", destaca.
Programação
A programação inclui palestras, debates e mesas-redondas. Pela manhã, os destaques são palestras sobre Responsabilidades Civil, Penal e Administrativa de Consultores Ambientais, com Hércules Jackson (9h20); Portaria sobre ofício de pendências, com Henrique de Oliveira do Naturatins (9h50); CREA – Preenchimento e Análise de ART’s, com Vanessa Hagestedt, do Crea-TO (10h30). Também haverá mesa redonda com Hércules Jackson, Henrique de Oliveira, Fred Anders e Vanessa Hagestedt (11h15).
À tarde, as discussões se aprofundam nas diretrizes do Naturatins para a regularização ambiental, com a participação de especialistas do órgão: Eixos Temáticos: Naturatins, com Rodrigo Sávio (13h30); Agenda Azul: Ações do Setor, Principais Pendências e Novos Procedimentos, com Mateus Chagas, do Naturatins (14h30); Agenda Marrom e Biodiversidade: Ações do Setor, Principais Pendências e Novos Procedimentos, com Denise Martins, do Naturatins (15h30); Agenda Verde: Ações do Setor, Principais Pendências e Novos Procedimentos, com Felício Duarte e Mayra Costa, do Naturatins (16h15). Haverá mesa redonda com Rodrigo Sávio, Denise Martins, Mayra Costa, Mateus Chagas e Felício Duarte (17 horas).