Nesta sexta-feira (28), o renomado jurista lançou seu mais novo livro na capital baiana, Salvador (BA). O evento de lançamento reuniu advogados, professores universitários e amigos. A mais nova obra aborda o tema "O STJ e a Prova do Crime de Lavagem de Dinheiro: Análise da Doutrina e Jurisprudência, com Enfoque Especial na Infração Penal Antecedente".
É um verdadeiro mergulho no universo do Direito Penal e Processual Penal! “Este livro, fruto de extensa pesquisa e análise, desvenda os meandros da lavagem de dinheiro, com foco na atuação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e na importância da prova da infração penal antecedente”, disse o jurista Gustavo Brito.
O autor também aborda, em seu livro, o comportamento de um regime jurídico brasileiro. Ao longo das mais de 146 páginas, Gustavo Brito se debruçou sobre um recorte analítico comparativo-transversal no direito penal e processual penal. A obra explora a complexa questão da suficiência probatória na configuração do crime de lavagem de dinheiro, com ênfase na análise de julgados do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O autor discute a possibilidade de reduzir o grau mínimo de prova da infração penal antecedente para a condenação por lavagem de capitais.
O livro é recomendado para:
Profissionais do Direito (juízes, promotores, advogados);
Estudantes de Direito;
Pesquisadores da área de Direito Penal e Processual Penal;
Interessados em temas relacionados à lavagem de dinheiro e ao combate ao crime organizado.
O jurista Gustavo Ribeiro Gomes Brito (Gustavo Brito) é mestre em Ciências Criminais pela PUCRS, professor de cursos de pós-graduação, palestrante e autor de livros e artigos. Concentra sua pesquisa nos temas: crimes econômicos, crimes digitais, prova e investigação defensiva. É advogado criminalista há quase duas décadas, com atuação preponderante na Bahia e em Brasília. Integra diversas instituições de pesquisa, sendo Diretor do IBADPP – Instituto Baiano de Direito Processual Penal, membro do IBCCrim – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e do IEDC – Instituto Eduardo Correa.