O tenista de mesa piauiense Israel Júnior continua em ascensão e conquistou a medalha de bronze por equipes no Campeonato Sul-americano Sub-13 de Tênis de Mesa, disputado em Cuenca, no Equador. O atleta está invicto na competição com três vitórias nos três jogos da primeira etapa do torneio.
Ao lado do catarinense Eduardo Keunecke, o oeirense ajudou a Seleção Brasileira a subir ao pódio e se tornou o primeiro atleta do Piauí a conquistar uma medalha representando o Brasil na modalidade.
O torneio, que ocorre até 30 de março, reúne 16 jovens talentos brasileiros em busca de medalhas. O Brasil teve um excelente desempenho na competição por equipes, garantindo duas medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. Agora, as disputas seguem nas categorias individuais e de duplas.
No primeiro jogo da fase individual, disputado na noite de quinta-feira (27), Israel seguiu vencendo. Desta vez, o tenista superou o adversário do Paraguai, Carlos Cibils, por 3 x 0.
Apoiado pelo programa Bolsa Atleta Piauí desde 2024, Israel Júnior iniciou sua caminhada de vitórias ao conquistar medalha de ouro na sua categoria nos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs). Ele ainda conquistou ouro no Campeonato Piauiense de Tenis de Mesa e na Seletiva Nacional Olímpica e Paralímpica da Seleção Brasileira.
O presidente da Federação Piauiense de Tênis de Mesa, Jadelson Ribeiro, comemorou a conquista histórica e ressaltou a evolução do esporte no Estado: “Esse é um momento muito especial para o tênis de mesa piauiense. Israel Júnior é um atleta extremamente dedicado e tem um futuro brilhante pela frente. Essa medalha é resultado de muito trabalho e investimento do Governo do Estado na modalidade. O Bolsa Atleta tem sido fundamental para o Israel participar das disputas que o levaram até o sulamericano”.
A secretária dos Esportes do Piauí, Josiene Campelo, parabenizou o atleta e destacou o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento esportivo: “Israel Júnior é motivo de orgulho para o Piauí. Ele demonstrou talento, dedicação e fez história no tênis de mesa brasileiro. A Secepi segue investindo no esporte e garantindo oportunidades para que nossos atletas possam representar o estado e o país em grandes competições”.