Terça, 23 de Junho de 2026
14°C 25°C
São Paulo, SP

Hospital de Clínicas recebe certificação da Sespa por excelência na notificação de eventos

Instituição conquistou o 1º lugar na categoria Hospital com Leito de UTI, consolidando o compromisso com a segurança dos pacientes

Por: J6 Live Fonte: Secom Pará
27/03/2025 às 23h05
Hospital de Clínicas recebe certificação da Sespa por excelência na notificação de eventos
Foto: Ascom HC

O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), referência em atendimento de média e alta complexidade no Pará, recebeu o reconhecimento da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por sua atuação na notificação de eventos adversos. A instituição conquistou o 1º lugar na categoria Hospital com Leito de UTI na premiação referente ao de 2024. A certificação destaca a importância da notificação como ferramenta essencial para aprimorar a qualidade dos serviços prestados e reforçar a segurança do paciente.

Para Milena Palheta, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HC, o reconhecimento reflete o compromisso da instituição com a melhoria contínua. “O Sistema de Notificações para a Vigilância Sanitária (Notivisa) oportuniza às instituições de saúde a realização de um trabalho de notificação dos danos que poderiam ser evitados, com a melhora dos processos internos do hospital. Receber esse prêmio significa que estamos no caminho certo, tratando os eventos adversos com planos de ação para fortalecer a segurança do paciente”, afirmou Milena.

A certificação foi organizada pelas coordenações do Controle Estadual de Infecções Relacionadas à Assistência (Ceciras), do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (Nesp) e da Coordenação Estadual dos Serviços de Diálise (Cesd). O principal objetivo é valorizar as instituições que notificam regularmente eventos adversos no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (Notivisa e Limesurvey). Esse processo é essencial para o monitoramento de possíveis falhas assistenciais e para a melhoria contínua dos serviços prestados à população.

O secretário de Saúde em exercício, Edney Pereira, enfatizou que a notificação eficiente de eventos adversos desempenha um papel estratégico na gestão da saúde pública. “As notificações são essenciais porque, a partir delas, conseguimos estabelecer metas, definir protocolos clínicos e direcionar ações de saúde".

"Precisamos de notificações de qualidade, que reflitam a realidade e orientem políticas públicas eficazes. Notificar não é apenas um requisito burocrático, mas um compromisso com a melhoria contínua da assistência”, destacou o secretário.

A premiação reforça o trabalho do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna na identificação e prevenção de riscos, garantindo um atendimento mais seguro e eficiente para a população.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
16°
Tempo nublado
Mín. 14° Máx. 25°
16° Sensação
0.45 km/h Vento
95% Umidade
100% (5.02mm) Chance chuva
06h48 Nascer do sol
17h29 Pôr do sol
Quarta
17° 12°
Quinta
15° 13°
Sexta
19° 14°
Sábado
20° 15°
Domingo
23° 14°
Economia
Dólar
R$ 5,14 +0,02%
Euro
R$ 5,87 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 339,122,89 -3,12%
Ibovespa
170,370,38 pts 1.21%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Lenium - Criar site de notícias