O governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEE) investiu, apenas no primeiro trimestre de 2025, o montante de R$ 3,13 milhões em manutenção predial de escolas públicas em quatro municípios: Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.
O valor, proveniente das fontes de Recurso 100 (tesouro estadual), 1001 (recursos ordinários do tesouro) e 300 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), tem sido aplicado na melhoria da infraestrutura das unidades escolares, contribuindo diretamente para a qualidade do ambiente educacional e para o fortalecimento da economia local.
“Estamos dando um passo significativo, ao garantir que nossas escolas sejam espaços mais seguros, modernos e acolhedores. O governador Gladson Camelí acredita, assim como eu, que ‘trabalhar para cuidar das pessoas’ começa por cuidar dos ambientes onde nossas crianças e jovens constroem o futuro”, afirma o secretário de Educação e Cultura, Aberson Carvalho.
A manutenção predial envolve um conjunto de ações corretivas e preventivas, que têm como objetivo preservar e recuperar a estrutura física do imóvel. Nas escolas, essas ações incluem troca de piso, pintura, reparo em telhados, manutenção de banheiros e cozinhas, revisões elétricas e hidráulicas, além de pequenas adaptações de acessibilidade que asseguram que as unidades escolares continuem operando com qualidade e segurança.
Os investimentos beneficiaram as unidades escolares José Ribamar Batista, Leôncio de Carvalho, Joelma Oliveira de Lima, Marilda Gouveia Viana, Major João Câncio, Senador Adalberto Sena, Sebastião Pedrosa, Clínio Brandão, Instituto Lourenço Filho, Clícia Gadelha, José Chalub Leite, Iracema Gomes Pereira e Glória Perez, todas localizadas em Rio Branco.
Em Sena Madureira, a Escola Charles Santos também foi contemplada, assim como a Francisco Napoleão de Araújo, de Tarauacá. Já em Cruzeiro do Sul, as manutenções alcançaram as escolas Antônio de Barros Freire, Craveiro Costa e Padre Carlos Kunz.
Além de melhorar as condições físicas das escolas, as obras têm promovido a geração de postos de trabalho e renda nos municípios, já que todas as empresas contratadas são acreanas.
O mestre de obras Sebastião de Almeida, que atua há 16 anos na construção civil e há três com manutenção escolar, trabalhou na intervenção realizada na Escola Charles Santos, e é um dos trabalhadores diretamente beneficiados pelos investimentos.
“Esse trabalho é o sustento da minha família e de muitos outros aqui na cidade. Somos 16 funcionários só nesta obra, todos daqui. Além disso, temos três trabalhadores em processo de reintegração [social], que estão tendo uma nova chance com esse projeto”, relata.
Segundo o profissional, a equipe atua em serviços como troca de pisos, melhoria de banheiros e cozinhas e pintura geral. Para Sebastião, o mais gratificante é saber que o trabalho beneficia diretamente estudantes, inclusive com adaptações para crianças com deficiência e autismo: “É gratificante. A gente sente que está deixando um legado, preparando um ambiente melhor para as crianças e para o futuro delas”.
The post Investimentos em manutenção predial de escolas ultrapassam R$ 3 milhões em 2025 e movimentam economia local appeared first on Noticias do Acre .