O turismo sergipano foi promovido no estado do Paraná com a realização de roadshows entre os dias 18 e 21 de março. Com a ação, que faz parte do Projeto Viva Sergipe, realizada pelo Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), cerca de 250 agentes de viagens foram capacitados em quatro cidades – Londrina, Maringá, Cascavel e Curitiba –, alguns dos maiores polos emissores de turistas para Sergipe. Os profissionais são parceiros da Cativa, uma das principais operadoras de turismo do Brasil.
Os roadshows foram executados pela equipe Setur/ABIH-SE, que distribuiu material promocional, divulgando os principais atrativos de Sergipe, a exemplo das belas praias, da culinária sergipana e, em especial, do Arraiá do Povo e da Vila do Forró, melhores festejos juninos à beira-mar do Nordeste, que acontecerão, mais uma vez, durante ininterruptos 60 dias com vasta programação na Orla da Atalaia, em Aracaju. Assim, ao interagir com os agentes de viagens, revelando o potencial turístico do estado, a equipe despertou neles a curiosidade e o interesse não apenas de ‘venderem’, mas, também, de conhecerem o destino Sergipe. Além disso, as capacitações viabilizaram que os profissionais pudessem fazer networking, fortalecendo parcerias.
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, explicou que iniciativas como a realização de roadshows desempenham papel fundamental na divulgação do destino Sergipe. “Nossa missão é trabalhar em conjunto com operadores e agentes de viagens para ampliar a visibilidade do nosso estado. E essas cidades do Paraná, onde foram realizados os roadshows, são um dos principais polos emissores de turistas para Sergipe. Então, sem dúvida, essa iniciativa contribuirá significativamente para o crescimento do nosso turismo e fortalecimento da nossa economia, por meio a geração de empregos e renda”, pontua.
Conhecendo o destino
Para a agente de viagens Luciara Beltrame, a capacitação foi essencial para conhecer melhor o destino Sergipe. Ela ficou impressionada com a variedade de roteiros apresentados e destacou a diversidade do estado. Revelou, inclusive, que, embora ainda não conheça Sergipe, já vendeu muitos pacotes de viagem para o destino. “A capacitação foi muito abrangente, nos dando segurança para vender o destino aos clientes. Além da variedade de opções de passeios apresentada, recebemos a mostra de uma iguaria da gastronomia, a castanha. É bem saborosa”, destaca.
Já para Leandro Pinheiro, proprietário de uma agência de viagens em Maringá, a ação da Setur facilita a conexão com o Paraná e cria oportunidades de negócios. Ele enfatizou que, pelo que viu na apresentação, Sergipe é um destino que desperta curiosidade e desejo de visitação. “É um estado onde ainda não estive, mas a apresentação sobre esse destino mostrou seu grande potencial. Também nos municiou de informações para vender com mais propriedade, além de trazer como vantagem a programação de eventos culturais em várias épocas do ano. É muito bom ver um governo que apoia e incentiva o turismo”, frisa, referindo-se a eventos como a Vila do Forró e Arraiá do Povo, Vila da Páscoa, Vila da Criança e Vila do Natal Iluminado.
O coordenador comercial da Cativa Operadora, Cristian Oliveira, por sua vez, informou que Sergipe já é um dos destinos conhecidos de vendas na operadora e que está dentro do portfólio entre os destinos mais vendidos no Brasil, principalmente no Nordeste. Sobre as capacitações, ele comentou que possibilitam alavancar ainda mais as vendas para o estado. “Essa mostra e divulgação do destino Sergipe junto à Cativa demonstra a parceria que temos com o governo e, consequentemente, com o destino Sergipe. Com certeza, as capacitações dos agentes, que é uma abertura de mercado, pode proporcionar mais vendas e, acima de tudo, maior parceria, levando para Sergipe o melhor resultado junto à Operadora Cativa”, avalia.