Terça, 23 de Junho de 2026
14°C 25°C
São Paulo, SP

Com aporte de R$ 1,8 milhão, Sanepar amplia abastecimento em dois distritos de Xambrê

A Sanepar está investindo esses recursos para garantir a manutenção do abastecimento aos moradores de duas localidades. Em ambos os sistemas estão...

Por: J6 Live Fonte: Secom Paraná
21/03/2025 às 14h00
Com aporte de R$ 1,8 milhão, Sanepar amplia abastecimento em dois distritos de Xambrê
Foto: Sanepar

Os sistemas de abastecimento de água dos distritos de Casa Branca e Elisa, no município de Xambrê, no Noroeste do Estado, estão recebendo obras de ampliação. A Sanepar está investindo mais de R$ 1,8 milhão para garantir a manutenção do abastecimento aos moradores das duas localidades. Em ambos os sistemas estão sendo implantados novos reservatórios e unidades de tratamento e distribuição de água.

O gerente regional de Umuarama, Marcos Moretto, explica que as obras têm o propósito de assegurar o abastecimento para a população e o de trazer a segurança operacional. “Todos os sistemas de pequeno, médio e grande porte recebem atenção e investimentos da Sanepar. A missão da Companhia é assegurar o abastecimento com qualidade e em quantidade suficiente para suprir as necessidades hoje e atender a demanda futura. Por isso, são projetadas obras e investimentos analisando o cenário atual e as projeções de crescimento e consumo de cada sistema”, destaca.

A comunidade de Elisa terá mais um poço para produzir e distribuir água no sistema. As obras visam a operacionalização da unidade para abastecer os 418 imóveis da localidade. Trata-se de um novo reservatório para 100 mil litros de água, todas as tubulações necessárias para o transporte da água e diversas instalações hidráulicas para conexão com o sistema existente. O novo poço produz, em média, 14 mil litros de água por hora.

A ampliação aumenta em 140% a capacidade de produção de água e em 100% o porte de armazenamento. O atual reservatório de 50 mil litros será desativado. Os investimentos nesse empreendimento somam mais de R$ 1 milhão.

O gerente de Projetos e Obras Noroeste, Marcelo Ricardo Dias, diz que os sistemas são analisados periodicamente e que a tendência de crescimento, de aumento do consumo e a análise dos mananciais são os fatores que fazem com que a Sanepar planeje os investimentos para garantir 100% no índice de atendimento com água tratada em todos os sistemas que opera.

“A interligação de novos poços, a construção de mais reservatórios e a implantação de tubulações e unidades de apoio são resultados da análise do cenário de cada localidade e dos projetos e investimentos programados pela Sanepar”, afirma o gerente.

Em Casa Branca, a Sanepar está instalando um reservatório para armazenar 100 mil litros de água, ampliando em 100% a capacidade de reservação de água da localidade. Além disso, está sendo implantada uma nova adutora de água e feitas melhorias nas redes de distribuição de água, totalizando 1.463 metros de novas tubulações. O sistema vai contar, também, com novo laboratório e nova estrutura para o tratamento da água. Os investimentos de R$ 790 mil beneficiam diretamente os 431 imóveis atendidos no distrito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
17°
Tempo nublado
Mín. 14° Máx. 25°
17° Sensação
2.25 km/h Vento
98% Umidade
100% (5.02mm) Chance chuva
06h48 Nascer do sol
17h29 Pôr do sol
Quarta
17° 12°
Quinta
15° 13°
Sexta
19° 14°
Sábado
20° 15°
Domingo
23° 14°
Economia
Dólar
R$ 5,19 +0,89%
Euro
R$ 5,90 +0,48%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,279,40 -3,06%
Ibovespa
171,298,60 pts 0.54%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Lenium - Criar site de notícias