O sorriso tem um impacto direto na autoestima e na qualidade de vida das pessoas. Nesta quinta-feira, 20, Dia Mundial da Saúde Bucal, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) alerta para a importância de cuidar desta parte do organismo. Em Aracaju, a instituição oferece o Centro Odontológico Maria Viana Tavares de Bragança, com atendimento humanizado e qualificado para os seus beneficiários, proporcionando transformações que vão além da saúde bucal.
Nataly Santos é uma das beneficiárias do Instituto, e teve a sua autoestima renovada através do atendimento oferecido pelo Centro Odontológico do Ipesaúde. "Faço tratamento aqui há três anos. Antes eu tinha muito medo de dentista, mas o olhar humanizado dela me fez superar essa barreira. Esse atendimento humanizado foi essencial para minha autoestima, pois meu sorriso é minha marca registrada", relatou.
Ao longo de seu tratamento, Nataly realizou procedimentos preventivos, como remoção de cáries e tratamento de tártaro. "Meu tratamento é paliativo, venho a cada quatro meses para os cuidados de limpeza, e também fiz extrações. O suporte pós-operatório foi excelente e já percebo melhoras significativas, como uma melhor qualidade do sono. Hoje, consigo me olhar no espelho e estar feliz com meu sorriso", afirmou.
Também beneficiária do Ipesaúde, Maria Iraci destaca o impacto positivo do atendimento que recebe no Centro Odontológico. "Estou necessitando de uma prótese e fui encaminhada para exames detalhados. Estou ansiosa para colocar minha nova prótese e melhorar meu sorriso. Isso vai fazer diferença na minha autoestima, pois muitas vezes nos sentimos desconfortáveis para comunicar quando os dentes estão comprometidos", contou.
Para a odontóloga do Ipesaúde, Adriana Souza, a Odontologia desempenha um papel fundamental na autoestima dos pacientes. "O sorriso é a porta de entrada para muitas oportunidades. Atendemos pacientes que antes tinham vergonha de sorrir e hoje retomaram sua alegria e segurança. É gratificante ver essas mudanças e saber que contribuímos para melhorar a qualidade de vida de cada um", assegurou.
O trabalho realizado pelo Centro Odontológico do Ipesaúde reforça a importância de um atendimento especializado e humanizado. Foi o que explicou a coordenadora da unidade, Myrlla Ribeiro: "Além dos tratamentos convencionais, investimos na prevenção e no acompanhamento contínuo dos pacientes, garantindo não apenas a saúde bucal, mas também um impacto positivo na confiança e autoestima dos beneficiários. Mensalmente são atendidos cerca de 4 mil beneficiários na unidade, de forma humanizada e eficaz. Buscamos eliminar o medo que muitos têm ainda de ir ao dentista, mostrando que visitas regulares são muito melhores do que as realizadas em caráter de urgência”.