Terça, 23 de Junho de 2026
14°C 25°C
São Paulo, SP

Deso ressalta importância da barragem do rio Poxim para abastecimento da Grande Aracaju

Equipamento funciona como reservatório de água e regulariza vazão do manancial

Por: J6 Live Fonte: Secom Sergipe
19/03/2025 às 14h05
Deso ressalta importância da barragem do rio Poxim para abastecimento da Grande Aracaju
Equipamento funciona como reservatório de água e regulariza vazão do manancial / Foto: Ascom Deso

Operada pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), a barragem do rio Poxim, localizada no povoado Quissamã, no município de São Cristóvão, tem papel fundamental para o abastecimento da Grande Aracaju. O equipamento, que tem capacidade de armazenamento de 32 milhões de metros cúbicos (m³) de água, é responsável por garantir o fornecimento a cerca de 800 mil pessoas.

A estrutura tem função estratégica de reservar as águas dos rios Poxim-Mirim e Poxim-Açú, principais afluentes do rio Poxim. Este tem vazão regularizada pela barragem, desde o baixo curso do manancial, região próxima à sua foz, até o local em que deságua em outro corpo hídrico.

“Nós temos o controle de receber toda a água das chuvas nessa região do médio e alto curso do rio, e retê-la na barragem do Poxim, evitando uma inundação de água na sua foz, nas proximidades do bairro Jabotiana e São Conrado, na capital”, explicou o coordenador de Preservação de Mananciais e Segurança de Barragens (Cops) da Deso, Luiz Carlos Sousa Silva. Ele destacou ainda que o equipamento é capaz de assegurar o abastecimento da Grande Aracaju pelos próximos 25 anos.

Hoje, a vazão da represa, variável conforme a demanda, está em aproximadamente 700 litros de água por segundo. O recurso é enviado para a estação de tratamento de água (ETA) do Poxim, em Aracaju. Depois de processada para consumo humano, a água é encaminhada a um reservatório, ponto a partir do qual é distribuída aos usuários.

Deso monitora

A fim de garantir o funcionamento e analisar as estruturas físicas da barragem do rio Poxim, equipes técnicas da empresa realizam monitoramento constante dos níveis de água. Um perímetro de estrada de 49 quilômetros construído em torno do equipamento permite que a Deso acompanhe toda a extensão dessa barreira, incluindo áreas remotas, com o intuito de evitar ocupações ou uso impróprio da água reservada, como a utilização para banho e consumo humano.

Luiz Carlos lembrou que, em Sergipe, é baixo o número de mananciais com alta capacidade de fornecer água em abundância. Por isso, a barragem e a avaliação de suas condições para abastecimento hídrico à população é essencial. “Diante disso, precisamos reservar água, e esse equipamento é estratégico para o acesso à água potável pela população da Região Metropolitana, frente a adversidades climáticas”, afirmou.

Foto: Ascom Deso
Foto: Ascom Deso
Foto: Ascom Deso
Foto: Ascom Deso
Foto: Ascom Deso
Foto: Ascom Deso
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
13°
Chuva
Mín. 14° Máx. 25°
13° Sensação
0.45 km/h Vento
99% Umidade
100% (5.02mm) Chance chuva
06h48 Nascer do sol
17h29 Pôr do sol
Quarta
17° 12°
Quinta
15° 13°
Sexta
19° 14°
Sábado
20° 15°
Domingo
23° 14°
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,83%
Euro
R$ 5,90 +0,41%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 343,398,97 -2,69%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Lenium - Criar site de notícias