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Procon Pará promove atendimento em alusão ao Dia do Consumidor na Praça da República

Em Belém, consumidores receberam orientação sobre direitos básicos, consumo consciente, e como proceder para negociar dívidas com empresas

Por: J6 Live Fonte: Secom Pará
15/03/2025 às 16h27
Procon Pará promove atendimento em alusão ao Dia do Consumidor na Praça da República
Foto: NCS/Seju

A Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Pará), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça (Seju), realizou atendimento ao público na Praça da República, em Belém, neste sábado (15). A iniciativa faz parte de ação promovida pelo Procon em parceria com a Defensoria Pública do Estado e outras instituições públicas e civis para celebrar o Dia Internacional do Consumidor.

Diretoria do Consumidor aproveitou o sábado (15) para orientar o paraense, e distribuiu material sobre direitos do consumidor

Na ocasião, consumidores receberam orientação de direitos básicos, como proceder para tentar negociar dívidas, noções de consumo consciente, como identificar cláusulas abusivas em contratos, entre outros serviços.

“Além disso, consumidores interessados em abrir reclamação contra alguma empresa puderam iniciar o processo já no local ou, dependendo da documentação, foram encaminhados para atendimento em outra área”, explica Gareza Moraes, diretora do Procon Pará.

A comerciante Rosa Menezes aproveitou a ação para receber indicações para negociar uma dívida com o banco. “Só tinha ouvido falar do Procon, mas nunca tinha procurado. Explicaram bem sobre o que posso fazer, inclusive pela internet. Qualquer dúvida, já sei que posso voltar com eles”, afirma.

A servidora Iracema Moraes atenta às orientações da equipe do Procon na Praça da República, em Belém

Já a servidora pública Iracema Moraes conseguiu parcelar uma dívida de energia elétrica. “Fui com o pessoal do Procon porque queria entender melhor quais direitos eu tinha como consumidora e ter uma noção mais clara de como negociar. Meu caso ainda está em andamento, mas só essa orientação já ajudou bastante”, avalia.

Além do atendimento ao público, também foram distribuídos exemplares do Código de Defesa do Consumidor e outros materiais informativos sobre os direitos previstos nas relações de consumo.

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