Quarta, 24 de Junho de 2026
12°C 16°C
São Paulo, SP

Governador Rafael Fonteles vistoria obras de expansão do metrô de Teresina

O governador Rafael Fonteles vistoriou, nesta segunda-feira (10), parte das obras de expansão do metrô de Teresina, na zona Sudeste de capital. O c...

Por: J6 Live Fonte: Secom Piauí
10/03/2025 às 13h11
Governador Rafael Fonteles vistoria obras de expansão do metrô de Teresina
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O governador Rafael Fonteles vistoriou, nesta segunda-feira (10), parte das obras de expansão do metrô de Teresina, na zona Sudeste de capital. O chefe do executivo estadual embarcou na estação do Dirceu II, passando pelo trajeto que engloba as estações do Parque Ideal, Renascença I e terminando na Boa Esperança, que está sendo construída nesta fase de reforma. Desde janeiro, o transporte público funciona com tarifa zero.

Foram adquiridos três novos Veículos Leve sobre Trilhos (VLTs), que serão utilizados após a duplicação da linha, intervenções que diminuirão o tempo de espera dos usuários para até 20 minutos. “Está sendo feita uma linha nova com um padrão mais moderno e seguro. Vamos aumentar a quantidade de estações e dar mais conforto e agilidade aos passageiros que usam o VLT de Teresina. Também estamos autorizando o projeto básico de expansão para outras zonas da cidade para que essa novidade da tarifa zero, com transporte seguro e rápido, aconteça para mais pessoas da cidade de Teresina”, considera.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Com as obras, a expectativa é que o número de passageiros transportados diariamente chegue a 50 mil. Também estão previstas a construção de um muro de contenção, terraplanagem para a duplicação da linha e o alargamento da passarela sobre o rio Poti.

250 mil passageiros

No primeiro mês da tarifa, o número de passageiros do metrô de Teresina aumentou em 40%, chegando a 250 mil passageiros. Antes, a média diária era de 5 mil usuários, passando agora para 7 mil. A capital é a única do país com esta modalidade de transporte metroviário e gratuito. Atualmente, o sistema tem 11 estações distribuídas em 13,5 km de trilhos, ligando a zona sudeste ao Centro da cidade.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Investimentos de R$527 milhões

O Governo do Piauí está investindo R$527 milhões para melhorias no Metrô de Teresina. A primeira fase, com investimento de R$ 192 milhões, inclui a substituição dos dormentes e trilhos, reforma e construção das estações Itararé, Renascença, Frei Serafim e Alberto Silva, além do rebaixamento no cruzamento com a Avenida Higino Cunha.

Além disso, a Estação Frei Serafim, antiga Estação Ferroviária, que agora abriga a sede da Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP) foi recentemente reformada. O Complexo da Estação Ferroviária de Teresina é compartilhado entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Companhia Ferroviária e Logística do Piauí (CFLP). O prédio passou por uma reforma e restauração, que custou em torno de R$ 12 milhões, com recursos federais.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
12°
Chuva
Mín. 12° Máx. 16°
12° Sensação
2.24 km/h Vento
99% Umidade
100% (11.09mm) Chance chuva
06h48 Nascer do sol
17h29 Pôr do sol
Quinta
14° 13°
Sexta
20° 14°
Sábado
22° 15°
Domingo
24° 16°
Segunda
24° 16°
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,341,93 -0,24%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Lenium - Criar site de notícias