Quarta, 24 de Junho de 2026
12°C 16°C
São Paulo, SP

Detran-BA intensifica blitz de lei seca durante Carnaval de Salvador

Desde a última quinta-feira (27), 1.176 motoristas fizeram o teste do bafômetro nos principais circuitos da festa e nos bairros de entorno O post D...

Por: J6 Live Fonte: Secom Bahia
03/03/2025 às 18h16
Detran-BA intensifica blitz de lei seca durante Carnaval de Salvador
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

No bairro de Amaralina, um dos acessos ao circuito Barra-Ondina, no Carnaval de Salvador, a Operação Lei Seca monitorou, nesta segunda-feira (3), o consumo de bebida alcoólica no trânsito da capital baiana. Desde a última quinta-feira (27), 1.176 motoristas fizeram o teste do bafômetro nos principais circuitos da festa e nos bairros de entorno. Instalada em pontos estratégicos da cidade, a operação já abordou 1.506 condutores.

“O problema é beber e dirigir. Queremos, principalmente, coibir essa prática. Nós trabalhamos durante todo o verão, intensificando essa operação, em prol do cidadão, para que ele possa brincar, se divertir, sem se envolver em acidentes de trânsito. No Carnaval, o trabalho é ainda maior, porque a cidade está lotada de turistas e a intenção da operação é reduzir, justamente, os sinistros”, explicou o coordenador executivo de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), tenente-coronel Orlando Rodrigues.

Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Durante a abordagem são solicitados os documentos do condutor e do veículo e realizado o teste de alcoolemia. A multa para quem acusar consumo de álcool é de R$2.934,70, além da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista por um ano.

Para o folião Rodrigo Macedo, de 35 anos, as blitze são fundamentais para a redução de acidentes. “Até mesmo para averiguar as condições do carro, mas, principalmente, para evitar acidentes de trânsito por irresponsabilidade com bebida”, avaliou.

Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

O Detran-BA tem realizado blitz frequentes, em conjunto com a Polícia Militar da Bahia (PMBA), para frear o consumo de álcool no trânsito desde o início do verão, quando a cidade passou a receber um fluxo maior de pessoas. Segundo o tenente-coronel Orlando Rodrigues, ações educativas nos circuitos carnavalescos também estão sendo realizadas.

“Estamos na TV, rádio, internet e nos circuitos do Carnaval, com postos na Barra, Ondina, Campo Grande e Pelourinho. Além dos testes de alcoolemia, explicamos como funciona o equipamento e colocamos um adesivo nos condutores. Se for verde, está liberado. Se for vermelho, não pode dirigir. Buscamos, dessa forma, educar o nosso cidadão”, sinalizou o coordenador do Detran-BA.

Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

O taxista Carlos dos Santos trabalha nos circuitos e aprovou a iniciativa. “As pessoas abusam. Então, é necessário, realmente. Eu nunca tive problema nenhum com blitz. Eu quero que o pessoal tenha consciência”, pontuou.

De dezembro até os primeiros dias de março, foram realizadas 216 operações na capital e Região Metropolitana e 114 no interior da Bahia.

Repórter: Milena Fahel/GOVBA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
12°
Chuvas esparsas
Mín. 12° Máx. 16°
12° Sensação
1.34 km/h Vento
98% Umidade
100% (11.09mm) Chance chuva
06h48 Nascer do sol
17h29 Pôr do sol
Quinta
14° 13°
Sexta
20° 14°
Sábado
22° 15°
Domingo
24° 16°
Segunda
24° 16°
Economia
Dólar
R$ 5,20 +0,44%
Euro
R$ 5,91 +0,20%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 328,749,85 -4,56%
Ibovespa
170,555,10 pts -0.41%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Lenium - Criar site de notícias