Mulheres da Associação de Mulheres Agroextrativistas do Cantão (Ama Cantão), do núcleo de Araguacema, participaram nessa quarta-feira, 26, de uma oficina de produção de geleias com frutos do Cerrado em Araguacema, na região da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão. A oficina teve como objetivos fortalecer a produção local e agregar valor aos produtos extrativistas da região, e contou com a parceria do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
A oficina, que foi ministrada pela presidente da Ama Cantão, Lidejane Lopes de Oliveira, chegou a Araguacema após o sucesso da fabricação das geleias em Caseara. “A troca de experiências é essencial para que mais mulheres possam desenvolver seus produtos e encontrar novas oportunidades de mercado”, destacou a presidente da associação.
O processo de produção iniciou com a coleta dos frutos do Cerrado, realizada anteriormente pelas próprias extrativistas. Agora, com a oficina, elas aprimoraram as técnicas para preparar as geleias que serão expostas na 25ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que ocorrerá entre os dias 13 e 17 de maio, em Palmas.
A ação contou com a presença da guarda-parque do Naturatins, Marina Morenna, que acompanha de perto o trabalho das mulheres extrativistas e reforça a importância do manejo sustentável dos frutos nativos. “A iniciativa do Instituto visa fortalecer o papel das mulheres agroextrativistas na economia local, promover geração de renda e a valorização dos recursos naturais do Cerrado. Com a participação na Agrotins, as produtoras esperam ampliar a visibilidade de seus produtos e conquistar novos mercados para suas geleias artesanais”, pontuou a guarda-parque.