Quinta, 25 de Junho de 2026
11°C 14°C
São Paulo, SP

Governo de Sergipe amplia Programa Cuidar-SE e fortalece combate à pobreza menstrual

Ampliação do programa reforça o compromisso do Governo em fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres

Por: J6 Live Fonte: Secom Sergipe
25/02/2025 às 14h15
Governo de Sergipe amplia Programa Cuidar-SE e fortalece combate à pobreza menstrual
Ação para entrega dos itens de higiene em Propriá, no baixo São Francisco / Foto: Ascom/SPM

Para fortalecer o combate à pobreza menstrual, o Governo de Sergipe está ampliando o Programa Estadual de Promoção, Proteção e Prevenção da Saúde Menstrual nas Escolas (Cuidar-SE), instituído por meio das secretarias de Estado da Educação (Seed), de Políticas para as Mulheres (SPM) e de Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). Nessa segunda-feira, 24, foi realizada uma ação para entrega dos itens de higiene em Propriá, no baixo São Francisco. 

Segundo a secretária da SPM,  Daniele Garcia, o Cuidar-SE já vinha fazendo a diferença na vida de milhares de meninas e mulheres de 9 a 21 anos que menstruam e estão matriculadas na rede pública estadual de ensino.

“Agora, a SPM amplia esse alcance para que mais mulheres sergipanas tenham acesso aos absorventes, garantindo a saúde e dignidade menstrual”, detalhou.

Além de Propriá, já haviam sido entregues absorventes ao Cram de Riachão do Dantas e mais municípios devem ser contemplados em breve. A ampliação do programa reforça o compromisso do Governo de Sergipe em fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres.

O Governo de Sergipe lançou o Cuidar-SE com o intuito de assegurar dignidade menstrual e promoção da educação em saúde para a comunidade escolar com a disponibilidade de absorventes íntimos higiênicos, cartilhas informativas e formação de professores e gestores. Com a ampliação, mais mulheres sergipanas em situação de vulnerabilidade e que estão sendo acompanhadas pelos Cram’s terão acesso aos benefícios proporcionados pelo programa.

A secretária de Assistência Social, Inclusão e Cidadania de Sergipe, Érica Mitidieri, ressaltou a importância do programa para milhares de sergipanas. “Investir R$ 1,8 milhão para distribuir 145 mil pacotes de absorventes em 319 escolas é garantir que ninguém fique para trás. Ver mais de 72 mil jovens se sentirem acolhidas e seguras toca meu coração profundamente. Cada pacote entregue representa a quebra de um tabu e a promoção da dignidade que todas merecem. Trabalhamos, lado a lado, com as secretarias para transformar essa realidade e empoderar nossas meninas e mulheres. Seguimos firmes na missão de construir um Sergipe mais justa, onde o direito à dignidade menstrual é inegociável”, salientou.

Governador Fábio Mitidieri e secretária Érica Mitidieri em ação do Cuidar-SE / Foto: Arquivo/César de Oliveira
Governador Fábio Mitidieri e secretária Érica Mitidieri em ação do Cuidar-SE / Foto: Arquivo/César de Oliveira
Foto: Ascom/SPM
Foto: Ascom/SPM
Foto: Ascom/SPM
Foto: Ascom/SPM
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
11°
Tempo nublado
Mín. 11° Máx. 14°
11° Sensação
0.89 km/h Vento
98% Umidade
99% (0.76mm) Chance chuva
06h48 Nascer do sol
17h29 Pôr do sol
Sexta
18° 12°
Sábado
22° 14°
Domingo
25° 16°
Segunda
25° 17°
Terça
25° 16°
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 335,054,20 +0,31%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Lenium - Criar site de notícias