A Banda Mel acaba de anunciar sua agenda para o Carnaval 2025. No ano em que se celebra os 40 anos do Axé Music, Márcia Short e Robson Moraes vão cumprir uma série de shows em Salvador e fora da Bahia à frente do grupo musical que é responsável por lançar hits atemporais, hinos da folia baiana como ‘Baianidade Nagô’, ‘Prefixo de Verão’ e ‘Crença e Fé’ — que ainda hoje entram no ranking de músicas mais tocadas no país no segmento de shows, de acordo com dados do Ecad.
Com o sucesso no ano passado, a banda volta a se apresentar nos dois principais circuitos no Carnaval, sem cordas, para a pipoca. Na segunda (03/03), o desfile é no circuito Campo Grande, previsto para às 12h30. Na terça (04/03), a dupla de cantores se apresenta para os foliões da Barra/Ondina, a partir das 20h. Antes disso, na sexta-feira (28/02), o grupo abre a programação do palco principal da folia momesca no Pelourinho. Sábado (1º/03), tem um show especial em Orlândia (SP).
“Estamos com a expectativa lá em cima para voltar para os principais circuitos do Carnaval da Bahia, comandando um trio sem cordas. Além disso, estaremos levando todo esse astral para o Pelourinho e interior de São Paulo. Esse ano tudo fica ainda especial por ser 40 anos do Axé Music, um movimento que nos orgulhamos de fazer parte e de ter contribuído com o seu legado”, conta Robson Morais, que começou sua carreira em 1985, cantando em bares e casas noturnas - mas, no mesmo ano, ele logo começou a cantar em trios elétricos.
"Foi uma alegria retomar o repertório da Banda Mel no Carnaval do ano passado. Reencontramos com um público imenso e muito receptivo, além da oportunidade de dialogar com uma nova geração sobre essa música. Esse ano não vai ser diferente", disse Márcia, considerada a diva do samba-reggae e dona da voz marcante de canções imortais da Banda Mel, como “Crença e Fé”, “Faraó”, “Mulher Primazia” e “Inspiração”.
Música da temporada
A voz inconfundível de Márcia Short dá o tom da aposta da Banda Mel para o verão e o Carnaval de Salvador. “Olodum Reggae Blues” (Carlinhos Maracanã / Lande Onawale) celebra a tradição dos blocos afro em mais uma homenagem do grupo ao Olodum, ao Pelourinho — berço do samba-reggae —, e ao Axé Music que, em 2025, comemora 40 anos. Assista e ouça: https://www.youtube.com/watch?v=_SHCvdomU64
A canção faz parte da primeira parte do audiovisual que o grupo lançou comemorando os 40 anos, gravado na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, além de estar sendo apresentada por Márcia Short nos shows e participações nos tradicionais “ensaios de Verão”, que os artistas baianos realizam na estação como aquecimento para o Carnaval.
Sobre a Banda Mel
Um dos mais tradicionais grupos da música baiana, precursores do samba-reggae, a Banda Mel celebrou, em 2024, 40 anos desde a fundação. Responsáveis por lançar hits atemporais no repertório nacional, Márcia e Robson levam, durante suas apresentações, canções como ‘Baianidade Nagô’, ‘Prefixo de Verão’ e ‘Crença e Fé’.
Márcia Short, considerada diva do samba-reggae, e Robson Moraes, um ícone do axé, anunciaram o retorno à banda um pouco antes do Carnaval 2024. Durante a folia baiana, a Banda Mel se apresentou em dois dias, em trio pipoca, nos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande.
Eles foram vocalistas, nos anos 1990, da segunda, mais duradoura e vitoriosa formação do grupo. É de Márcia, por exemplo, a bonita e potente interpretação de ‘Crença e Fé’ (Beto Jamaica e Ademário). E a voz melodiosa de Robson embala ‘Prefixo de Verão’ (Beto Silva) e ‘Baianidade Nagô’ (Evandro Rodrigues).