Um dos maiores programas de digitalização da distribuição de energia elétrica da América Latina, o Rede Elétrica Inteligente da Copel chegou à marca de 1 milhão de medidores inteligentes instalados em unidades consumidoras de 119 municípios de diversas regiões do Paraná.
A celebração do marco histórico aconteceu nesta quinta-feira (20) na Estação Cidadania da Avenida Brasil, em Cascavel, no Oeste do Estado, com uma demonstração técnica do funcionamento do sistema e com a instalação do medidor inteligente de número 1 milhão.
O programa prevê a instalação de 1,7 milhão de medidores até o final de 2025. A nova tecnologia está transformando a forma como a energia é monitorada e consumida no Paraná.
Até o momento, a Rede Elétrica Inteligente já contemplou as regiões Sudoeste e Centro-Sul do Paraná, Região Metropolitana de Curitiba, e avança para municípios do Oeste do Estado. Em dezembro, os medidores inteligentes da Copel chegaram a 100% da Ilha do Mel, um dos principais destinos turísticos do Paraná e referência nacional em conservação ambiental.
No evento, o diretor-geral da Copel Distribuição, Marco Villela, elencou os avanços previstos com a instalação das redes inteligentes. “A partir de agora, quando falta energia em um medidor, o centro de operações da Copel passa a enxergar isso, e despachar a equipe mais rápido, estabelecendo a energia com mais agilidade para os nossos clientes. Outro grande benefício é que nós conseguiremos fazer a leitura à distância”, explicou.
Ele destacou que a Copel está executando, em 2025, um plano recorde de investimentos na rede de distribuição que atende a mais de 11 milhões de clientes em todo o Paraná, com R$ 2,5 bilhões injetados na infraestrutura de energia elétrica.
A terceira fase da Rede Elétrica Inteligente atende 50 municípios da região Oeste e prevê a modernização de 661 mil unidades consumidoras. Atualmente, a nova tecnologia está sendo implantada em Anahy, Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Céu Azul, Corbélia, Guaraniaçu, Iguatu, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Nova Aurora, Santa Tereza do Oeste, Toledo, Três Barras do Paraná.
Em Cascavel, 80% das unidades consumidoras já têm medidores inteligentes, do total de 166 mil imóveis urbanos e rurais.
AVANÇOS – Os medidores inteligentes são uma peça central na modernização do sistema elétrico nesse século, por serem uma tecnologia essencial para a formação das cidades inteligentes, ou smart cities. Os dispositivos identificam falhas ou interrupções de maneira imediata, pois seu sistema emite sinais em tempo real para as centrais de operação da Copel.
Segundo Rafael Radaskievicz, gerente do Departamento de Projetos Especiais da Copel Distribuição, a rede inteligente funciona como um sistema de comunicação em malha, em que todos os medidores inteligentes e equipamentos da rede elétrica se conectam, criando múltiplos caminhos para transmissão de dados. “Se um trajeto falha, a informação encontra outra rota automaticamente, garantindo que a Copel receba dados sobre consumo, falhas e interrupções de forma contínua e segura”, disse.
Os medidores mensuram o consumo de energia e registram dados como a potência máxima utilizada, variações de tensão e corrente, e alterações de frequência. Essas informações permitem identificar picos de consumo, detectar possíveis problemas na rede ou em equipamentos e monitorar instabilidades.
CONSUMIDOR– A partir da instalação e comunicação do medidor inteligente, é possível para o consumidor acompanhar o consumo de energia em tempo real por meio do aplicativo da Copel, disponível para dispositivos móveis. Essa funcionalidade ajuda a identificar hábitos de consumo e otimizar o uso de energia, dando suporte às escolhas por economia e eficiência.
A tecnologia também permite à Copel identificar automaticamente falhas na rede, localizar a origem de eventuais interrupções e reduzir significativamente o tempo de restabelecimento do fornecimento, garantindo maior qualidade no serviço prestado.
A instalação dos medidores inteligentes é conduzida por equipes especializadas das empresas contratadas Eleng, Eletromil, Eletrowatts e Fasolo. O procedimento é rápido, leva cerca de 30 minutos para ser concluído, e exige o desligamento temporário da unidade consumidora.
Os técnicos responsáveis são identificados com crachás e veículos caracterizados, garantindo segurança e confiança para os clientes durante a execução do serviço. A substituição abrange exclusivamente o sistema de medição, sem custo para os consumidores.
FATURA DIGITAL– Com a transmissão automática de dados dos medidores para as centrais da Copel, a necessidade de visitas mensais para leitura do medidor torna-se dispensável, abrindo caminho para que mais consumidores adotem a conta de luz digital, enviada por e-mail.
A versão digital é prática, segura e contribui para a sustentabilidade, por meio da redução do uso de papel. Ela também é aceita como comprovante de endereço. Municípios onde o programa Rede Elétrica Inteligente já foi implantado, como Ipiranga, nos Campos Gerais, registram adesão de até 95% dos consumidores ao modelo digital. Para cadastrar a opção, basta acessar copel.com .
Villela destaca que o programa é um marco no compromisso da empresa com a modernização e a eficiência. “A Rede Elétrica Inteligente é um divisor de águas na gestão de energia no Paraná. Não apenas modernizamos a infraestrutura, mas entregamos ao consumidor uma ferramenta poderosa para controle e economia. É a Copel investindo em tecnologia de ponta para oferecer o que há de melhor em distribuição de energia elétrica”, disse.
SUSTENTABILIDADE– Desde o início do programa no Paraná, em 2018, a Copel evitou a emissão de mais de 400 toneladas de CO2, resultado da combinação entre redução de perdas elétricas e menor necessidade de deslocamentos de equipes. Mais informações no site da Copel .