Com o objetivo de promover um ambiente de trabalho livre de assédio e discriminação, a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) realizou, nesta quinta-feira (20), mais um treinamento para seus colaboradores. Desta vez, para discutir sobre Assédio Moral, Sexual e Protocolo Diga, que foi criado pela Ouvidoria Geral do Estado do Piauí (OGE/PI) para orientar os servidores de como fazer denúncias destes tipos de crimes.
O treinamento ‘Descontruindo o Assédio no Ambiente de Trabalho: Impactos e Estratégias de Prevenção’ será feito em três etapas, das 8h às 12h, na sala de reunião da empresa. Os participantes da turma I iniciaram o treinamento nesta semana, mas os inscritos da turma II farão a capacitação no dia 12 de março e os da turma III, no dia 19.
A capacitação desta semana contou com a presença de uma educadora física, psicóloga, técnica de segurança do trabalho e assistente social; todos profissionais do Centro Integrado de Atenção do Servidor do Piauí (Ciaspi).
“Os principais pontos destacados neste treinamento estavam como identificar o assédio moral ou sexual e suas consequências para a vida da vítima. O colaborador que sofre esses tipos de violências pode apresentar baixa produtividade, absenteísmo e doenças mentais como ansiedade, síndrome de Burnout e depressão”, explicou a psicóloga do Ciaspi, Nayane Carolina.
Conforme a assessora técnica da Emgerpi, Sara dos Santos, “o treinamento foi fundamental para sabermos se somos autores ou vítimas de assédio e, desta maneira, tentar uma mudança de atitudes pessoais, além de saber identificar estas situações para que assim saibamos como reagir ou pedir ajudar”.
De acordo com a equipe de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) da Emgerpi, as atividades atendem a NR 05, que é uma das normas regulamentadoras que definem as regras da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).
Os profissionais do Ciaspi parabenizaram a participação dos funcionários da Emgerpi, que na ocasião tiraram dúvidas acerca da legislação que protege o trabalhador que sofre essas violências. Segundo o diretor-presidente da estatal, Adroaldo Reis, os três eventos pretendem construir uma cultura de respeito e dignidade. “Um ambiente de trabalho saudável é aquele aonde todos se sentem seguros e valorizados. Quando promovemos o respeito mútuo, não apenas protegemos nossos colegas, mas também fortalecemos nossa equipe e aumentamos a produtividade”, explicou o gestor.
Por meio do protocolo Diga, as denúncias podem ser feitas por meio dos canais de atendimento disponíveis na OGE: Disque 162, WhatsApp (86) 99544-7924, E-mail: atendimento@ouvidoriageral.pi.gov.br.