O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) promove, entre os dias 21 e 22, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Mateiros, oEncontro de Alinhamento de Monitoramento da Brigada Florestal Gavião Fumaça. Promovido pela Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DBAP), por meio da Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico (GSDSE), o evento reunirá os brigadistas florestais que atuam nas Unidades de Conservação (UCs) estaduais para apresentação dos resultados de 2024 e planejamento das ações para 2025, no âmbito do Manejo Integrado do Fogo (MIF) e do Manejo do Fogo de Base Comunitária (MFBC).
A gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Sâmyla Valadares, reforça que o encontro tem como objetivos avaliar as ações realizadas pela brigada florestal no ano de 2024 e promover um intercâmbio de experiências entre as equipes que atuam nas UCs estaduais. Além disso, serão discutidas as estratégias e definido o planejamento para as ações de 2025, ressaltando a importância do MIF e do MFBC na prevenção e controle de incêndios florestais.
Durante o evento, a brigada florestal irá expor dados sobre queimas prescritas e controladas, combate a incêndios florestais, ações com a sociedade civil, reflorestamento e recuperação de áreas degradadas, entre outros temas. “Esse alinhamento é fundamental para aprimorarmos as estratégias de prevenção e combate aos incêndios florestais. Mais do que controlar o fogo, a brigada desempenha um papel essencial na conservação ambiental e no envolvimento das comunidades. Nosso objetivo é fortalecer essas ações para que sejam cada vez mais eficazes e sustentáveis", destacou a gerente Sâmyla Valadares.
A programação do alinhamento inclui, ainda, palestras que reforçam o objetivo geral do evento e atendem às necessidades das Unidades de Conservação, abordando temas essenciais relacionados ao MIF e MFBC.
Na sexta-feira, 21, os participantes assistirão às apresentações sobre Interpretação Ambiental na Brigada Gavião Fumaça, com Andréa Lambertucci; Perspectiva e Ações do Naturatins no Manejo Integrado do Fogo para 2025, com Victor Danilo; Perspectiva e Ações do Corpo de Bombeiros no Combate a Incêndios Florestais para 2025, com representantes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil; e Educação Postural na Brigada Gavião Fumaça, com Rodrigo da Silva Cruz.
No sábado, 22, por sua vez, serão realizadas as palestras Práticas Agrícolas Regenerativas, com João Bezerra Fontes (Senar); e Resiliência além das Chamas: Como Manter a Saúde Mental no Desafio dos Incêndios, com Ulisses Franklin, diretor da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).