Atendendo aos pedidos da população, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), iniciou nesta terça-feira (19) uma megaoperação de limpeza do lago artificial e revitalização da área da Praça Wilson Tozi, localizada no bairro Pedregal - um dos cartões-postais da região.
Segundo as solicitações dos moradores, era necessário melhorias e manutenção no espaço de lazer, que estava sem receber serviços de zeladoria há mais de seis meses.
Os serviços estão sendo executados em três etapas. Na primeira fase, as equipes atuam na desobstrução e limpeza do lago artificial, realizando a drenagem total da água e aplicando tratamento com cloro ativo para controle de odores, prevenção do crescimento de fungos e lodo, remoção de impurezas e combate ao desenvolvimento de bactérias nas tubulações.
Vale destacar que o local abriga uma nascente, o que exige cuidados redobrados para garantir a preservação ambiental e evitar a contaminação da água corrente.
Na segunda etapa, será realizada uma força-tarefa de zeladoria, incluindo serviços de capinagem, roçagem, varrição, poda, pintura de meio-fio e manutenção da iluminação pública. Além disso, equipes estão recolhendo resíduos descartados irregularmente, como forma de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
De acordo com o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira, a operação atende a um pedido antigo da população. “Os moradores solicitavam há tempos essa revitalização, e agora estamos atendendo essa demanda com um trabalho completo de limpeza e manutenção. Estamos intensificando os serviços de zeladoria em praças e parques, garantindo que esses locais sejam preservados e ofereçam mais segurança e conforto à população. A participação dos moradores é essencial, tanto na solicitação dos serviços quanto na conservação desses espaços após a revitalização”, destacou.
A ação conta ainda com o apoio de caminhões do programa Cata-Treco, utilizados para recolher e destinar corretamente os resíduos descartados pela população.
A terceira etapa será realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, que enviará técnicos e engenheiros ao local para realizar uma vistoria e mapeamento, visando solucionar um problema crônico de obstrução na tubulação do lago.
Vale ressaltar que a área registra casos recorrentes de descarte irregular de lixo. O artigo 500, inciso I, da legislação vigente prevê multas a partir de R$ 818,90 para quem descartar lixo domiciliar ou materiais em locais inadequados, como ruas, terrenos, rios, praças e outras áreas públicas ou privadas não edificadas.
#PraCegoVer
A imagem mostra trabalhadores dos serviços urbanos da Prefeitura de Cuiabá realizando uma força-tarefa de limpeza na Praça Wilson Tozi, no bairro Pedregal. Eles vestem uniforme verde.