Quinta, 25 de Junho de 2026
11°C 14°C
São Paulo, SP

Obras em andamento vão reforçar abastecimento de água em Ponta Grossa

Na tarde desta terça-feira (18), a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, e o presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Júlio Kuller, ...

Por: J6 Live Fonte: Secom Paraná
19/02/2025 às 11h49
Obras em andamento vão reforçar abastecimento de água em Ponta Grossa
Foto: Reprodução/Secom Paraná

A Sanepar deve concluir em abril a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água que está em andamento em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Os novos módulos vão possibilitar um incremento de 15% na capacidade de produção de água que será distribuída para a população.

Na tarde desta terça-feira (18), a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, e o presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Júlio Kuller, visitaram a Sanepar para conhecer a estrutura de tratamento da cidade e a obra.

“Achei muito importante vir aqui e olhar de perto como as coisas acontecem. Fiquei bastante impactada com o que estou vendo. É uma questão muito séria na nossa cidade. A demanda de água está sendo realmente muito grande, mas fiquei feliz, porque estou vendo que tem uma solução em curto prazo”, disse a prefeita.

Durante a visita, a gerente geral da Sanepar na Região Sudeste, Simone Alvarenga de Campos, destacou a estrutura do novo módulo de tratamento, já instalado. “Com capacidade de 150 litros por segundo, este módulo vai possibilitar um incremento de 15% na capacidade de produção de água, que depois será distribuída para a população. O filtro está pronto, estamos finalizando adequações no transporte da água no Pitangui, faltando somente a parte de equipamentos para colocarmos esta estrutura em funcionamento nos próximos 60 dias”, disse.

Simone ressaltou ainda que as manobras de redução de vazão e pressão são uma forma de minimizar os impactos do consumo acentuado pelas altas temperaturas, até que as melhorias sejam concluídas. De acordo com ela, o monitoramento do sistema ocorre permanentemente, sendo feita a avaliação diária da necessidade de manobras compensatórias, que abrangem de 7% a 15% do número de ligações, por um período de 12 horas.

“Aqueles imóveis que dispõe da caixa d’água compatível com seus usos, e de acordo com a ABNT, que recomenda um reserva suficiente para abastecer o imóvel por, no mínimo, 24 horas, não sentem os reflexos das manobras”, reforça. O gerente regional da Sanepar em Ponta Grossa, José Geraldo Machado Filho, acompanhou a visita.

NOVO ENCONTRO– Na tarde desta quarta-feira (19), a Diretoria Executiva da Sanepar se reunirá com aa Prefeitura para prestar informações sobre o abastecimento na cidade e os investimentos em andamento pela Companhia para fazer frente ao aumento da demanda, bem como para acompanhar o crescimento de Ponta Grossa pelos próximos anos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
12°
Tempo nublado
Mín. 11° Máx. 14°
12° Sensação
1.79 km/h Vento
97% Umidade
99% (0.76mm) Chance chuva
06h48 Nascer do sol
17h29 Pôr do sol
Sexta
18° 12°
Sábado
22° 14°
Domingo
25° 16°
Segunda
25° 17°
Terça
25° 16°
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 335,966,90 +0,59%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Lenium - Criar site de notícias