Quinta, 25 de Junho de 2026
11°C 14°C
São Paulo, SP

Antiga gestão deixa R$ 30 milhões de dívidas e empresa tem 31 ônibus apreendidos

O prefeito Abilio Brunini revelou nesta terça-feira (18) que o ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, deixou uma dívida de R$ 30 milhões com as e...

Por: J6 Live Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT
18/02/2025 às 19h25
Antiga gestão deixa R$ 30 milhões de dívidas e empresa tem 31 ônibus apreendidos
Crédito: Emanoele Daiane

O prefeito Abilio Brunini revelou nesta terça-feira (18) que o ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, deixou uma dívida de R$ 30 milhões com as empresas de ônibus de Cuiabá. Essa quantia é referente aos serviços de gratuidade dos quais cabe ao município a responsabilidade de ressarcimento. São exemplos: o passe livre, que dá gratuidade aos estudantes das escolas públicas e privadas, idosos, pacientes com tratamento de saúde e outros previstos em lei.

"O Emanuel fez pressão nas empresas para a compra de veículos novos. E, depois, não pagou as empresas. Foi deixada uma dívida de R$ 30 milhões. Desta quantia, R$ 8 milhões são da empresa Caribus. Como a empresa não conseguiu pagar o banco que contraiu o financiamento, sofreu esse revés. Na nossa gestão vamos pagar em dia o transporte coletivo de Cuiabá", disse o prefeito Abilio Brunini, em entrevista à imprensa após a participação no 1º Encontro Mato-grossense de Municípios realizado no Cenarium Rural.

Após tomar conhecimento de que 31 ônibus da empresa Caribus foram apreendidos pela Justiça, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) notificou a empresa e comunicou que a Caribus coloque ônibus reservas para atender a moradores da região Sul de Cuiabá, que engloba os bairros Pedra 90, Osmar Cabral, Pascoal Ramos e Jardim Industriário. O prefeito também autorizou que ônibus ano 2013 e 2014 rodem nos bairros afetados pela Caribus para suprir a demanda que foi afetada logo pela manhã. 

Ao mesmo tempo a Prefeitura de Cuiabá dialoga com as outras três empresas concessionárias para preencher esse vazio de oferta deixado momentaneamente pela Caribus.

A Secretaria Municipal de Fazenda informou que efetuou o pagamento da quantia de R$ 8 milhões à AMTU (Associação Mato-Grossense dos Transportadores Urbanos), a quem cabe a responsabilidade de transferir a quantia a empresa Caribus. Esse valor é referente à compensação pela gratuidade dos serviços prestados aos usuários do transporte coletivo na segunda quinzena do mês de janeiro de 2025.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
12°
Tempo nublado
Mín. 11° Máx. 14°
12° Sensação
3.13 km/h Vento
96% Umidade
99% (0.76mm) Chance chuva
06h48 Nascer do sol
17h29 Pôr do sol
Sexta
18° 12°
Sábado
22° 14°
Domingo
25° 16°
Segunda
25° 17°
Terça
25° 16°
Economia
Dólar
R$ 5,18 -0,18%
Euro
R$ 5,90 +0,06%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 335,750,20 +0,60%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Lenium - Criar site de notícias