O auditório da Secretaria da Administração (Sead) foi palco, nesta sexta-feira (14), do evento Café Inova, que reuniu autoridades e servidores públicos interessados em conhecer e discutir sobre os avanços da transformação digital no Governo do Estado.
Essa foi a primeira edição do projeto em 2025 e contou com a palestra do secretário da Sead, Samuel Nascimento, com o tema “As Diretrizes para Inovação e Transformação Digital no Serviço Público”. No encontro, o gestor abordou os desafios enfrentados pela gestão pública para o aperfeiçoamento do modelo estadual do governo digital, cujo objetivo é facilitar a vida do cidadão piauiense.
Entre os principais pontos discutidos no evento estão a melhoria de qualidade de serviços públicos, fomento à inovação, a modernização da administração pública, integração de sistemas tecnológicos, fortalecimento da cultura de inovação e a inclusão digital de grupos vulneráveis. “Trabalhamos há mais de 2 anos com as diretrizes prioritárias para promover inovação e digitalização dos serviços, conforme o plano de governo do Estado. Apresentei as principais iniciativas e projetos da Sead na área e tudo o que avançamos”, destacou.
Também participaram do debate o secretário de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SAI), André Macedo, e o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI) Ellen Gera.
O Café Inova é um projeto desenvolvido pela Sead, por meio da diretoria de Inovação em Serviços Públicos, que realiza palestras voltadas para a formação dos servidores públicos estaduais com o objetivo discutir e difundir a cultura da inovação no Estado.
Desde a sua criação, no início de março de 2023, o Café Inova tem reunido servidores de várias secretarias estaduais em palestras sobre temas que buscam aprimorar conhecimentos acerca de assuntos que impactam no desempenho dos trabalhos. A cada edição, o evento é pautado por um tema diferente.
Segundo o diretor de Inovação em Serviços Públicos, Francisco Guedes, em 2024 foram realizadas 11 edições do Café Inova, atingindo 1.116 servidores. “Esse é um evento que visa não apenas informar, mas também inspirar líderes em cada departamento a adotar novas práticas”, finalizou.