Quinta, 25 de Junho de 2026
11°C 14°C
São Paulo, SP

Governo de Sergipe investe em modernização para restaurar rodovia SE-160 em Riachuelo

Será a primeira obra no estado a utilizar o macadame e a manta geotêxtil, tecnologias que garantirão maior durabilidade e resistência ao pavimento ...

Por: J6 Live Fonte: Secom Sergipe
12/02/2025 às 18h07
Governo de Sergipe investe em modernização para restaurar rodovia SE-160 em Riachuelo
Foto: Ascom DER

O Governo de Sergipe, por meio do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária (DER), tem investido em modernização para a melhoria da malha viária do estado. Um dos exemplos é o que ocorre na restauração da rodovia SE-160, no município de Riachuelo. A obra será a primeira de Sergipe a utilizar o macadame e a manta geotêxtil, materiais de tecnologia moderna que prometem trazer mais durabilidade e resistência à rodovia. 

Com uma extensão aproximada de 12,80 km, o trecho de reestruturação, que se estende até o entroncamento com a rodovia SE-245 e a BR-235, representa um investimento significativo de mais de R$ 60 milhões e está inserido no Pró-Rodovias, um dos eixos de ação do Programa de Recuperação da Economia – Avança Sergipe, que tem como objetivo promover mais segurança e fluidez do tráfego veicular nesta região. Esta é a primeira obra no estado a utilizar o macadame e a manta geotêxtil, ambas tecnologias que irão garantir maior durabilidade e resistência ao pavimento asfáltico, pois consistem numa camada de brita compactada, formada pela manta que impede a mistura de materiais, entre os diferentes pavimentos da rodovia.

“A escolha pelo macadame e pela manta geotêxtil foi feita após um estudo detalhado das melhores formas de garantir a qualidade da restauração das rodovias, já que são materiais que garatem maior resistência e protegem contra veículos pesados ou condições climáticas mais intensas. Essas tecnologias são eficientes e sustentáveis, contribuindo para a valorização da infraestrutura rodoviária do estado", afirma o diretor-presidente do DER/SE, Anderson das Neves. 

Para ele, iniciativas deste porte, aliadas ao uso de modernas tecnologias, reforçam o compromisso do Governo de Sergipe em promover o desenvolvimento sustentável e impulsionar a economia do estado, levando mais progresso por diversas regiões.

O diretor técnico do DER/SE, Igor Albuquerque, ressalta que o uso dessas novas técnicas de composições asfálticas é uma grande novidade que está sendo implantada. “A utilização destes materiais garantirá maior durabilidade do serviço executado, tendo em vista o tráfego de veículos pesados que circulam na região, devido, por exemplo, ao plantio e colheita da cana-de-açúcar na região. A expectativa é que essas técnicas, contudo, reduzam os gastos com manutenção, garantindo maior segurança para os usuários”, complementa.

Guilherme Uberti // Foto : Ascom/ Seplan
Guilherme Uberti // Foto : Ascom/ Seplan
Foto: Ascom DER
Foto: Ascom DER
Foto: Ascom DER
Foto: Ascom DER
Foto: Ascom DER
Foto: Ascom DER
Foto: Ascom DER
Foto: Ascom DER
Foto: Ascom DER
Foto: Ascom DER
Foto: Ascom DER
Foto: Ascom DER
Foto: Ascom DER
Foto: Ascom DER
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
11°
Tempo nublado
Mín. 11° Máx. 14°
11° Sensação
0.89 km/h Vento
97% Umidade
99% (0.76mm) Chance chuva
06h48 Nascer do sol
17h29 Pôr do sol
Sexta
18° 12°
Sábado
22° 14°
Domingo
25° 16°
Segunda
25° 17°
Terça
25° 16°
Economia
Dólar
R$ 5,18 -0,33%
Euro
R$ 5,88 -0,16%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 326,441,16 -2,04%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Lenium - Criar site de notícias