Quinta, 25 de Junho de 2026
11°C 14°C
São Paulo, SP

Governo de Sergipe reforça compromisso com a inclusão feminina na tecnologia no Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência

A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade de gênero na área de tecnologia

Por: J6 Live Fonte: Secom Sergipe
11/02/2025 às 22h36
Governo de Sergipe reforça compromisso com a inclusão feminina na tecnologia no Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência
Para a diretora de Tecnologia da Emgetis, Kleyssie Pinheiro, iniciativas como o Conecta-SE são fundamentais para reduzir a desigualdade histórica no setor / Foto: Ascom Emgetis

Celebrado em 11 de fevereiro, o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência destaca a importância da participação feminina nas áreas científicas e tecnológicas. A data, instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015, reforça a necessidade de um acesso igualitário à ciência e tecnologia, promovendo oportunidades para que meninas e mulheres desenvolvam suas habilidades e contribuam com inovações essenciais para a sociedade.

Em Sergipe, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com a inclusão digital e a promoção da equidade de gênero na tecnologia por meio do projeto Conecta-SE. Desenvolvido pela Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), o Conecta-SE busca ampliar o acesso à internet e modernizar o diálogo entre governo e população. Com financiamento do Banco Mundial, o projeto também tem como meta fortalecer a presença feminina na tecnologia, mirando a ocupação de 50% dos postos de trabalho na área dentro do governo por mulheres.

A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) é órgão executor do ‘Conecta-SE’ e desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade de gênero na área de tecnologia. Para a diretora de Tecnologia da Emgetis, Kleyssie Pinheiro, iniciativas como essa são fundamentais para reduzir a desigualdade histórica no setor. "O ‘Conecta-SE’ representa um passo significativo para tornar a tecnologia mais acessível e diversa. Ao garantir maior inclusão feminina na área, estamos contribuindo para um ambiente mais inovador e equilibrado, no qual mulheres e meninas possam se sentir incentivadas a construir carreiras na tecnologia", pontua.

A programadora Sueli Dantas Bacelar também destaca a importância da data. "O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência é uma celebração e, ao mesmo tempo, um lembrete de que ainda há desafios a superar. A presença feminina na tecnologia é essencial para que tenhamos soluções mais abrangentes e eficazes, refletindo a diversidade da nossa sociedade", afirma.

Com o ‘Conecta-SE’ e outras políticas voltadas para a transformação digital e a inclusão social, o Governo de Sergipe reforça seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico do estado, garantindo que mulheres tenham cada vez mais espaço e reconhecimento na área científica e tecnológica.

A programadora Sueli Dantas Bacelar também destacou a importância da data / Foto: Ascom Emgetis
A programadora Sueli Dantas Bacelar também destacou a importância da data / Foto: Ascom Emgetis
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
11°
Tempo nublado
Mín. 11° Máx. 14°
11° Sensação
0.89 km/h Vento
97% Umidade
99% (0.76mm) Chance chuva
06h48 Nascer do sol
17h29 Pôr do sol
Sexta
18° 12°
Sábado
22° 14°
Domingo
25° 16°
Segunda
25° 17°
Terça
25° 16°
Economia
Dólar
R$ 5,18 -0,33%
Euro
R$ 5,88 -0,16%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 326,441,16 -2,04%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Lenium - Criar site de notícias