Sexta, 26 de Junho de 2026
11°C 30°C
São Paulo, SP

Governo do Maranhão firma parceria com os municípios de Pinheiro e Pedro do Rosário para execução do Mais Pecuária Brasil

A iniciativa visa a implementação do Programa Mais Pecuária Brasil, que promove o melhoramento genético dos rebanhos bovinos de corte e leiteiro po...

Por: J6 Live Fonte: Secom Maranhão
05/02/2025 às 21h05
Governo do Maranhão firma parceria com os municípios de Pinheiro e Pedro do Rosário para execução do Mais Pecuária Brasil
- A iniciativa visa a implementação do Programa Mais Pecuária Brasil (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), celebrou, nessa terça-feira (4), Acordos de Cooperação Técnica com os municípios de Pinheiro e Pedro do Rosário. A iniciativa visa a implementação do Programa Mais Pecuária Brasil, que promove o melhoramento genético dos rebanhos bovinos de corte e leiteiro por meio da aplicação de biotecnologias de inseminação artificial.

A primeira solenidade ocorreu pela manhã, no município de Pinheiro, no auditório do Sebrae. No período da tarde, a cerimônia foi realizada na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca de Pedro do Rosário. Em ambas as ocasiões, estiveram presentes o secretário da Sagrima, Flávio Viana, representantes dos entes municipais, da Câmara de Vereadores e demais autoridades locais.

O Programa Mais Pecuária Brasil, desenvolvido pela Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais do Brasil (Conafer), tem como principal objetivo fortalecer a pecuária ao fornecer suporte técnico e biotecnológico aos pequenos produtores rurais. A iniciativa possibilita aumento da produtividade e melhoria genética dos rebanhos, tornando-os mais saudáveis, resistentes e produtivos.

Para o secretário Flávio Viana, a implementação do programa vem para complementar os avanços recentes do setor pecuário do estado. "O Maranhão apresentou bons resultados na pecuária, no ano passado, e o trabalho não pode parar por aí. Sob a liderança do nosso governador Carlos Brandão, estamos buscando tecnologias e parcerias que colaborem para um rebanho maior e ainda mais produtivo”, afirmou.

O prefeito de Pinheiro, Carlos André Silva, agradeceu a parceria. “Queria agradecer ao governador Carlos Brandão e a Sagrima por promover esse trabalho conjunto. Com esse apoio, iremos melhorar o rebanho e a qualidade do nosso animal, o que irá resultar no crescimento econômico da nossa região e dos nossos produtores”, enfatizou. 

Já o prefeito de Pedro do Rosário, Domingos Erinaldo Serra, destacou a importância do apoio do Estado. “Esse trabalho em conjunto com a Sagrima é muito importante, pois vai resultar em melhorias para o município e toda a região. Os produtores vão poder agregar mais valor a seu rebanho com a inseminação artificial, o que vai desenvolver tanto a pecuária de leite quanto a de corte”, explicou.

Conforme os acordos assinados, a Sagrima e as prefeituras atuarão na identificação e pré-seleção dos produtores rurais aptos a receberem a aplicação das biotecnologias de inseminação artificial. Já a Conafer será responsável pelo fornecimento das doses de inseminação, logística de distribuição das doses até os municípios e pela execução dos protocolos de inseminação artificial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
12°
Tempo nublado
Mín. 11° Máx. 30°
12° Sensação
0.45 km/h Vento
99% Umidade
100% (2.38mm) Chance chuva
06h48 Nascer do sol
17h29 Pôr do sol
Sábado
34° 14°
Domingo
25° 15°
Segunda
25° 17°
Terça
26° 16°
Quarta
26° 17°
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,05%
Euro
R$ 5,89 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 329,866,29 +0,87%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Lenium - Criar site de notícias